Variedades

Afinal, suar emagrece? Saiba se é mito ou verdade

suar emagrece
Escrito por Contato H2O

Será que suar emagrece mesmo? Quando se trata da nossa saúde é essencial ficarmos de olho naquilo que é mito e naquilo que é verdade!

Como o seu corpo se comporta quando você está fazendo alguma atividade física?

Você sua muito? Sua pouco?

Se você sua muito, já parou para pensar se isso te ajuda mais ou menos no seu objetivo de emagrecimento?

Hoje vamos discutir justamente isso. Será que suar é bom para emagrecer?

Será que esse é um bom indicativo de que o corpo está queimando calorias?

Afinal, qual a relação do suor com engordar e emagrecer?

Saiba todas as respostas para essas perguntas tão importantes para se fazer na hora do seu próximo treino!

O que acontece com o corpo quando suamos?

Quando estamos fazendo alguma atividade física e começamos a suar, é um indicativo de que nosso corpo está aquecido.

O suor é uma resposta do corpo para o super aquecimento do corpo e tem a função de regular a sua temperatura.

Pode até parecer que suar emagrece, mas, necessariamente, suar representa, apenas, a perda de líquidos.

Portanto, embora você possa até perder peso suando, você terá de repor todos os líquidos perdidos através do suor para não ficar desidratado.

Suar é bom?

Suar é bom

Curiosamente, suar faz muito bem para a nossa pele e para nosso corpo – embora isso não queira dizer que suar emagrece.

Quando suamos, sobretudo depois de uma longa prática de exercícios, nosso corpo eleva a produção de endorfina, que é um hormônio que proporciona a sensação de prazer.

Isso faz com que nosso corpo elimine toxinas, como álcool, gordura e até mesmo o sal excessivo, normalmente oriundo da má alimentação.

Suar emagrece? Não, mas nos auxilia na eliminação do sódio, responsável direto pela sensação de inchaço e retenção de líquidos.

Isso, além de melhorar nossa aparência física, está intimamente relacionado com a menor incidência de cálculo renal.

Para a nossa pele, o suor faz muito bem também, porque dilata nossos poros, auxiliando na limpeza deles e prevenindo acne!

Qual a relação do suor com engordar e emagrecer?

Não há, na verdade, qualquer relação ou qualquer prova de que suar emagrece.

O emagrecimento, quando suamos em demasia, não é resultante da conversão de gordura em músculos – ou massa magra.

Se há perda de peso, na verdade ela consiste em perda de líquidos, que, naturalmente, depois devem ser devidamente repostos para que não ocorra desidratação.

Assim, é importante que você sempre fique de olho na sua hidratação na hora de praticar exercícios físicos.

Isso porque, sobretudo no verão, é natural que nosso corpo sue mais durante a prática de exercícios, mas, novamente: isso não quer dizer que o exercício está sendo mais efetivo na redução do peso, e tampouco que suar emagrece.

Afinal, suor emagrece?

Não!

Suar não emagrece.

A única correlação direta entre suor e emagrecimento se dá através do fato de que, quando fazemos exercício físico, acabamos por suar.

Mas isso não se dá, necessariamente, porque estamos perdendo peso.

Isso se dá porque, quando fazemos exercício físico, nosso corpo fica mais aquecido.

Assim, com o aquecimento do corpo, queimamos gordura, transformando-a em massa magra.

Isso não quer dizer, no entanto, que suar emagrece. O suor está relacionado à compensação de temperatura do corpo, não, necessariamente, a uma atividade mais efetiva para o emagrecimento.

O que acontece quando suamos demais?

Quando nós suamos demais nosso corpo pode perder líquidos excessivamente.

Isso, associado ao calor, pode gerar um desmaio, provocado pelo super aquecimento do corpo e pela queda de pressão.

Na medicina, episódios como esse são chamados de síncope, ou de lipotimia.

Em casos mais graves, isso pode ser considerado grave, sobretudo porque, durante uma síncope, o cérebro não é devidamente oxigenado.

Quando não recebe oxigênio suficiente, o cérebro pode apresentar problemas que aumentam em gravidade conforme o tempo se estende nesse estado.

Então como saber se estou queimando calorias?

suar emagrece e queima calorias

É importante ficar de olho nos sinais que o corpo dá para além do suor quando estamos fazendo atividades físicas.

É fato que quando estamos fazendo atividade física acabamos por suar e essa é, conforme vimos, uma reação natural do corpo ao aquecimento.

No entanto, se suar emagrece ou não, é importante que fiquemos de olho também na forma como nosso corpo se comporta durante a atividade física.

A respiração tende a ficar mais pesada, alguns músculos passam a ficar mais aquecidos e, aí sim, o suor aparece.

No entanto, em algumas atividades aquáticas, como sabermos se estamos suando? Isso quer dizer que estamos perdendo menos calorias?

Não!

Portanto, é importante que busquemos por atividades físicas que façam com que nosso corpo canse, com que nossos batimentos cardíacos aumentem e, por fim, que sintamos nosso corpo aquecido.

Essas sensações todas, quando somadas, são um ótimo indicativo da queima de calorias.

Purificadores

Conclusão

Muitas pessoas se perguntam se suar emagrece, justamente porque o suor geralmente aparece quando estamos nos exercitamos excessivamente e em grande intensidade.

No entanto, o suor nada mais é que uma reação natural do corpo ao superaquecimento causado pela atividade física.

Nosso corpo sua para que a temperatura dele seja compensada com o meio, evitando complicações que aconteceriam se não suássemos.

Quando nosso corpo sua demais, é muito importante que façamos a reposição dos líquidos perdidos a fim de evitarmos a desidratação, que em alguns graus pode ser bastante perigosa para a nossa saúde.

Para a hidratação correta, é ideal contarmos com água de boa qualidade, como aquela que os purificadores de água com a manutenção correta oferecem!

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”😓O que é suor?” answer-0=”O suor é uma reação natural do corpo para que ele tenha a sua temperatura normalizada. A normalização da temperatura é importante para que o corpo não sofra uma síncope, geralmente causada pelo superaquecimento. ” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”🥵Calor emagrece?” answer-1=”O calor excessivo causa, apenas, uma falsa sensação de emagrecimento. No calor o nosso corpo perde mais líquidos através do suor – que é uma compensação térmica -, que depois necessitam ser repostos para evitarmos a desidratação. ” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”🧊É bom suar muito?” answer-2=”Suar é bom, mas quando demasia pode ser uma complicação por conta da desidratação gerada. Assim, aos primeiros sinais de perda excessiva de líquidos, é essencial fazer a reposição através da água. ” image-2=”” headline-3=”h2″ question-3=”😰Quem transpira muito emagrece mais rápido?” answer-3=”O emagrecimento tem a ver com a transformação de gordura em massa magra – músculos. O aumento da massa magra nem sempre significa perda de peso, diga-se, mas perda de gordura em si. Assim, o suor não tem nada a ver com o emagrecimento em si. ” image-3=”” headline-4=”h2″ question-4=”😁Suar desintoxica o organismo?” answer-4=”Suar pode até não emagrecer, mas, certamente, contribui para uma melhor saúde. Através do suor perdemos toxinas, gorduras, sal e ainda melhoramos a saúde da nossa pele, abrindo nossos poros. ” image-4=”” count=”5″ html=”true” css_class=””]

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário