Novidades

Tempo seco: causas, sintomas e como amenizar os efeitos

tempo seco
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por H2O Purificadores

O tempo seco somado às oscilações de temperatura pode ser uma bomba relógio para a saúde de todas as pessoas

Embora a primavera e o verão sejam as estações em que há melhor distribuição de chuvas no Brasil, em 2020 notamos que algo está mudando em relação ao clima.

O tempo seco, causado, sobretudo, por conta da destruição do meio ambiente, já pode ter seus efeitos sentidos em pessoas de todo o Brasil.

Além da notável falta de chuvas, da terra seca, da poeira constante, podemos sentir os efeitos dessa complicação ambiental também em nosso corpo.

O tempo seco causa tosse, nariz entupido, garganta irritada e pode se tornar, em pessoas com a saúde respiratória já debilitada, um agravante para que doenças respiratórias se manifestem.

As principais causas do tempo seco misturam a ação humana com características de uma estação, que pode ter mais ou menos chuva.

Quando uma massa de ar seco entra em nosso território, ela pode bloquear as massas de ar super úmidas vindas da floresta amazônica, causando, assim, o tempo seco e impedindo que chova.

Neste ano, no entanto, por conta do grande volume de queimadas que a região amazônica enfrentou, notamos que a regularidade de chuvas sofreu grandes impactos.

Causadas pela ação humana ou não, é fato que esses eventos causam problemas na regularidade de chuvas e, assim, causam o tempo seco.

Hoje trazemos para você algumas ideias para lidar com o tempo seco, quais são os sintomas no corpo causados pelo tempo seco, o que precisamos fazer no quarto quando notamos a secura do ar e, ainda, outras soluções fáceis de adotar para lidar com esse fenômeno que parece ter chegado para ficar.

Baixa umidade do ar: quais são os sintomas no seu corpo

Com a baixa umidade do ar vários efeitos podem ser sentidos diretamente em nosso corpo. Confira!

Tosse alérgica

A tosse alérgica é causada, sobretudo, pela qualidade do ar, que tende a ser mais baixa quanto mais seco estiver o tempo.

Com as chuvas caindo regularmente, a atmosfera é limpada com as gotas de chuva, retirando do ar a poluição.

Isso melhora significativamente o ar respirado, enquanto, com o tempo seco, inalamos não só o oxigênio, mas uma grande massa de outras partículas e microrganismos que nos fazem mal.

Nariz seco

Rinite, mucosa seca e irritações respiratórias também são comuns com a baixa umidade do ar.

Isto se deve ao fato de que, quando o ar apresenta vapor, nossas narinas são constantemente hidratadas quando respiramos.

Com o tempo mais seco, isso deixa de acontecer, tornando a respiração mais difícil.

Garganta irritada

A sensação de garganta dolorida, irritada ou inflamada também tem relação com a baixa umidade do ar.

Geralmente, a irritação da garganta é um dos primeiros sintomas de que algo não vai bem com o ar.

Isso se deve, sobretudo, ao fato de que, tal como no caso da alergia respiratória, o ar tem a função de lubrificar e hidratar nossas mucosas.

Sem vapor no ar, isso não acontece, fazendo com que tenhamos a sensação constante de garganta e nariz secos.

O que fazer quando o tempo está seco: 5 dicas para amenizar os efeitos

Quando o ar está seco nosso corpo sente com severidade os efeitos da falta de vapor no ar.

Se você está enfrentando a baixa umidade do ar neste momento, fique de olho em nossas dicas!

Beber muita água

Conforme vimos, um dos primeiros sintomas do tempo seco é a garganta irritada e a alergia respiratória, devido ao ressecamento das mucosas.

Quando bebemos água normalizamos este efeito do tempo seco e restauramos nossa qualidade de vida, evitando tais sintomas.

Além disso, como trocamos o tempo todo água com o meio, nosso corpo perde líquidos quando o tempo está pouco úmido.

Por isso, é essencial ter sempre à nossa disposição água de qualidade, preferencialmente purificada.

Usar umidificador de ar

O umidificador de ar restaura as partículas de vapor necessárias para a manutenção da qualidade do ar.

Atualmente existem umidificadores de ar de vários tamanhos, desde aqueles que servem um ambiente todo até aqueles pequenininhos, que podem ser plugados em um computador e de uso individual.

E tem novidade: agora na H2O Purificadores você pode comprar o Umidificador de Ar Air Fresh Lenoxx com desconto! Ideal para aliviar a sensação desagradável de ar seco.

umidificador de ar

 

Melhore a sua alimentação

Quando consumimos alimentos ultraprocessados, normalmente, fazemos maior ingestão de sódio e açúcares, que acabam contribuindo com a desidratação.

Assim, quando fazemos a ingestão de alimentos saudáveis, repomos os líquidos do nosso corpo de forma completamente natural, com sais, vitaminas e minerais indispensáveis para nosso bem estar.

Evite ficar sob o sol

Quando estamos no sol nosso corpo fica aquecido, fazendo com que percamos mais água.

Se estamos no sol com roupas escuras, isso piora ainda mais, visto que a luz solar é absorvida pela roupa.

Assim, é importante ficarmos mais resguardados em nossos lares nesse período de tempo seco, cuidando da hidratação, alimentação e umidificação.

Evite ficar em ambientes fechados, com ar-condicionado

O ar-condicionado, naturalmente, retira moléculas de vapor do ar.

Ficar em ambientes assim, sem umidificação e fechados, pode ser uma péssima ideia e agravar ainda mais os efeitos da baixa umidade do ar.

Purificadores

Conclusão

Com a baixa umidade relativa do ar o nosso corpo apresenta mais dificuldade para se manter hidratado.

Isso se deve, sobretudo, à ausência de vapores no ar, o que resseca nossas mucosas e impede que nosso organismo cumpra suas funções vitais com qualidade.

Para manter-se bem, mesmo com o tempo seco, é importante reforçar a hidratação, melhorar a alimentação, umidificar o ar e manter-se sempre em ambientes bem ventilados, ao abrigo do sol.

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

H2O Purificadores

Deixe um Comentário

7 + 10 =