Saúde e Bem-Estar

Poluição da água: causas, efeitos e o que você pode fazer

poluição da água
Escrito por Contato H2O

A poluição da água é causada pela ação humana e pela ação biológica e pode comprometer a nossa qualidade de vida, saúde e bem estar

Existem vários tipos de poluição da água e, seja por fatores químicos, físicos ou biológicos, ela sempre impacta a nossa vida de forma negativa.

A poluição, de forma geral, é um problema sério para a saúde, para o bem estar e para a continuidade da vida humana de forma digna sobre a terra.

Seja quando o ar é poluído, seja quando a água é poluída, temos coisas que são essenciais para a vida humana sendo comprometidas.

A água representa, nada mais nada menos, do que 70% de toda a massa do corpo humano.

Por conta disso, é vital para a nossa saúde, para a nossa sociedade e ainda para todos os humanos que estão porvir, que preservemos a água.

Veja hoje como evitar a poluição da água, qual a importância do saneamento básico para a preservação da água, quais são as soluções para a poluição da água e quais são as atividades que precisamos fazer para minimizarmos a poluição da água.

Poluição da água no Brasil: um panorama geral

A poluição da água, no Brasil, está conectada, necessariamente, à ação humana.

As atividades agrícolas, as atividades domésticas e a atividade industrial geram resíduos que, sempre que são descartados de forma incorreta e inadequada, acabam por parar na água.

Além dessas atividades, o crescimento populacional, sobretudo nas periferias das grandes cidades, também pode desencadear a poluição das águas.

Isto está relacionado, sobretudo, com a falta de saneamento básico e baixo investimento do poder político em construir uma rede de tratamento de esgoto.

Na falta deste tipo de infraestrutura, não é raro perceber que os esgotos a céu aberto são construídos a fim de destinar os resíduos biológicos gerados pelas famílias aos rios, contaminando-os ainda mais.

Os 5 principais tipos de poluição das águas

A ação humana sobre a poluição das águas se manifesta de cinco diferentes formas.

Veja-as a seguir.

Poluição biológica

A poluição biológica da água se dá por conta da ação de microrganismos como vírus, bactérias, vermes e outros, provenientes de esgotos, sejam eles domésticos, sejam eles industriais.

Esses microrganismos podem contaminar solos, mananciais, nascentes e até mesmo poços artesianos.

A contaminação das águas por meio desses microrganismos pode prejudicar a vida humana, causando doenças como tifo, leptospirose, giardíase e cólera.

Poluição térmica

A contaminação térmica se dá através do despejo de águas aquecidas que foram utilizadas prioritariamente na indústria.

Em usinas nucleares também pode haver a contaminação das águas, sobretudo porque esse tipo de usina é, geralmente, instalada perto de rios, mares e lagos.

Poluição química

A poluição química das águas se dá por conta do despejo de dejetos altamente poluentes em águas e mananciais.

De todos os tipos de poluição esta é a que mais impactos a longo prazo pode causar.

Além das indústrias, a própria agricultura pode gerar resíduos químicos altamente contaminantes.

Poluição sedimentar

A poluição sedimentar ocorre quando detritos são lançados diretamente nas águas, sejam elas dos mares, dos rios, nascentes ou de mananciais.

Este tipo de poluição é uma grande complicação para a vida aquática, de forma geral.

Os detritos, quando em suspensão, dificultam a entrada da luz pela água, comprometendo a manutenção da vida aquática, impedindo a fotossíntese de algas, por exemplo, ou, ainda, comprometendo a visão de peixes em busca de comida.

Poluição radioativa

A poluição radioativa é causada quando detritos oriundos da exploração energética são lançados em rios, lagos e mares.

As experiências com energia atômica e nucleares podem gerar resíduos que são muito difíceis de a natureza absorver e tratar, comprometendo com gravidade a natureza e a vida humana.

tratamento de esgoto

Causas da poluição das águas

Veja, a seguir, quais são as principais causas da poluição das águas.

Atividade agrícola

A atividade agrícola utiliza, a fim de ter melhores condições de produção, produtos químicos como pesticidas e fertilizantes que podem contaminar o solo.

Uma vez contaminado o solo, os insumos contaminantes podem infiltrar até chegarem ao lençol freático, contaminando, assim, também os rios por conta da ação das chuvas.

Atividade industrial

As indústrias, da mesma forma que a atividade agrícola, geram poluentes que, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar rios e afluentes.

Os resíduos da indústria podem comprometer com gravidade o meio ambiente, sobretudo quando não recebem o tratamento adequado em sua destinação.

Atividade doméstica

Por fim, em nossas casas, a utilização de produtos que não são biodegradáveis, pode comprometer a oxigenação da água, acabando com a vida aquática.

Os outros resíduos sanitários também podem comprometer a vida humana e a qualidade da água, sobretudo quando são destinados de forma incorreta.

Por isso, utilizar produtos biodegradáveis e, tanto quanto for possível, utilizar produtos recicláveis – e redestiná-los à reciclagem – pode contribuir positivamente para a qualidade da água.

Quais são as principais consequências da poluição da águas

Dentre os principais efeitos da poluição das águas podemos destacar que, antes mesmo de atingir a vida humana, a biodiversidade marítima e dos rios é afetada com gravidade.

Com peixes e algas atingidos, a decadência da oferta de alimentos também pode se dar, afetando, com ainda mais intensidade, as comunidades tradicionais.

A longo prazo, os humanos também são impactados por conta das doenças que podem ser contraídas através da água contaminada, bem como através da decadência da oferta de alimentos de qualidade.

Como evitar a poluição das águas: saiba o que você pode fazer

  1. Sempre que possível utilize produtos biodegradáveis, que não fazem mal para a vida marinha e para a vida aquática;
  2. Não descarte o óleo de cozinha na pia e sempre busque a destinação correta para este tipo de insumo, como cooperativas;
  3. Faça a separação do lixo e sempre busque por iniciativas de reciclagem;
  4. Evite o uso de pesticidas em plantas e prefira sempre iniciativas naturais para o controle de pragas;
  5. Não descarte o lixo em locais inadequados, nem nas ruas, nem em rios;
  6. Jamais descarte medicamentos ou outros insumos em vaso sanitário e encaminhe-os à uma farmácia que faça o devido recolhimento;
  7. Sempre faça o uso consciente da água, sem desperdícios.

Purificadores

Conclusão

A poluição da água é uma das principais consequências da ação humana irrefletida.

Quando poluída, a água pode comprometer a saúde do homem, por conta de microrganismos que podem se desenvolver neste ambiente.

Animais também podem sofrer com a poluição da água, comprometendo a vida aquática e, também, a vida humana, que pode sofrer com a carência de alimentos.

Preservar a água é responsabilidade de todos e não só dos agentes poluentes da indústria e da agricultura.

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário