Saúde e Bem-Estar

Dia da Natureza – 4 de Outubro: saiba tudo sobre essa data

dia da natureza
Escrito por Contato H2O

O dia da natureza, comemorado no próximo 4 de outubro, celebra o dia da preservação ambiental, dos animais e dos cuidados que devemos ter com nosso planeta

Por que introduzir no calendário uma data para celebrar o dia da natureza se ela faz parte do nosso dia a dia e das nossas vidas o tempo todo?

Se todo dia é dia de preservar a natureza, dia da terra, dia dos animais, dia da árvore, dia da floresta… por que precisamos de um dia da natureza? Por que precisamos de um dia do meio ambiente?

Criado com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado e da preservação dos recursos naturais, o dia da natureza é um momento de importante reflexão.

Seja para pensar de que forma nossas ações impactam o que somos, o mundo hoje e no futuro, seja para refletir sobre o que podemos mudar em nossas ações e posturas, esse é um dia importante para todos!

Conheça mais sobre o dia da natureza, a sua origem e porque esse é um momento para mudar, de vez, nossos hábitos de consumo!

Dia da Natureza: como a data foi criada?

O dia da natureza é celebrado no dia 04 de outubro, mesmo dia em que também celebramos o dia dos animais.

Essa data foi escolhida não por acaso.

Na tradição católica, São Francisco de Assis era um frade que dedicou sua vida à natureza e aos animais.

Por conta disso, celebramos o dia da natureza no dia de São Francisco de Assis, protetor dos bichinhos e de toda a natureza.

Longe da religiosidade, esse é um dia que nos convida a refletir as nossas relações com a natureza, com os animais, com o presente e com o passado.

natureza

Por que ter uma data para comemorar o Dia da Natureza?

Em um mundo cada vez mais alterado por conta das mudanças climáticas, refletir sobre a preservação ambiental é essencial, sobretudo porque são as nossas ações, hoje, que determinarão toda a vida futura.

Preservar o meio ambiente e defender a causa animal é garantir que as futuras gerações conhecerão toda a diversidade de fauna e flora, além de garantir vida digna para todos.

É garantir que as futuras gerações terão ar de qualidade para respirar, água potável para beber, terra fértil para plantar e colher seus alimentos e saúde, ampla e irrestrita.

O dia da natureza é uma data criada justamente para que possamos pensar, refletir essas questões e mudar o nosso comportamento em relação ao nosso consumo.

São justamente os nossos hábitos de consumo que mais impactam sobre o meio ambiente.

À medida que consumimos itens que são descartáveis ou pouco duráveis, que lançamos toda sorte de lixo no meio ambiente e que produzimos lixo, reforçamos a cadeia produtiva que cria esses hábitos.

Assim, lutar pela mudança ecológica envolve também uma mudança de atitude, que envolve o uso consciente de tudo aquilo que compramos, que consumimos e que, por fim, descartamos.

Qual a importância da preservação ambiental

Lutar pela preservação ambiental e mobilizar esforços para que mais e mais pessoas lutem conosco, mudando seus hábitos, é uma forma de garantir que o mundo, no futuro, ofereça condições de vida saudável e digna para as pessoas que ainda estão porvir.

A preservação ambiental está relacionada à criação de hábitos mais saudáveis de consumo, que gerem menos lixo e, quando gerem, que seja algo biodegradável.

Ela também está relacionada com o respeito aos animais e à toda forma de vida, seja ela qual for.

A preservação do meio ambiente se relaciona, sobretudo, com a garantia de que as novas e futuras gerações possam conhecer e desfrutar de toda a biodiversidade que o mundo oferece, bem como com a garantia de que as pessoas terão água potável, acesso a alimentos e temperatura adequada e equilibrada para viver.

Impactos causados pelo mau uso dos recursos naturais

Os principais impactos causados pelo mau uso dos recursos naturais pode ser sentido através da:

  • Carência de água potável

Com o aumento da população mundial, uma crise hídrica ameaça, cada vez mais, a produção de alimentos e a hidratação adequada.

Sem água não pode haver vida digna, saúde, alimento e, sobretudo, bem estar.

Preservar o meio ambiente também significa preservar a água, seja poupando energia elétrica, seja consumindo a água de forma consciente, seja preservando rios, mananciais, fontes de água e, sobretudo, a mata.

  • Aumento das temperaturas

O aquecimento global é um fenômeno já constatado por cientistas do mundo todo, de diferentes núcleos de pesquisa.

A mudança climática faz com que tenhamos a alteração do perfil típico das temperaturas, experimentando ora altas temperaturas, ora baixas temperaturas.

As ondas de calor também estão relacionadas com essas mudanças e podem comprometer com gravidade a vida humana, a fauna e a flora.

  • Queimadas

Somente em 2020 foram noticiados incêndios de grandes proporções na Austrália, Flórida, Amazônia e, mais recentemente, no Pantanal.

As queimadas não são causadas apenas pela ação humana. Elas também podem ter causas naturais e serão cada vez mais frequentes por conta das mudanças climáticas e irregularidade do fluxo das chuvas.

Assim, preservar o meio ambiente também está relacionado com minimizar os efeitos da nossa ação já consolidada.

meio ambiente

Como celebrar o Dia da Natureza?

Existem inúmeras formas de preservar o meio ambiente. Observe algumas:

  • Plantar uma árvore;
  • Economizar água;
  • Reduzir o consumo de plásticos não-biodegradáveis;
  • Consuma energias de forma responsável;
  • Opte por equipamentos elétricos e eletrônicos com baixo consumo de energia;
  • Destine o lixo produzido à reciclagem;
  • Sempre jogue lixo no lixo;
  • Ande mais a pé;
  • Consuma de forma mais consciente;
  • Prefira sempre consertar equipamentos ao invés de comprar novos;
  • Opte por comprar alimentos orgânicos e de produtores locais;
  • Considere consumir uma menor quantidade de carne;
  • Evite a utilização de sacolas plásticas e carregue sempre consigo uma sacola retornável;
  • Não compre animais, sejam eles silvestres ou não;
  • Considere sempre o consumo de marcas que reciclam e reaproveitam seus resquícios da produção;
  • Adote uma garrafa permanente ao invés de garrafinhas plásticas.

Não compre mais garrafas de plástico descartável: conheça agora os purificadores de água

Conclusão

Preservar o meio ambiente exige mais atenção aos nossos hábitos de consumo em nosso dia a dia.

Isso começa quando deixamos de usar o carro para curtas distâncias, quando levamos a nossa sacola retornável para o mercado e até quando adotamos uma garrafa de água permanente ao invés de comprar uma garrafa de água mineral descartável sempre que temos sede.

Nessa última questão a H2O com certeza pode te ajudar!

Com um purificador de água temos, em nossa casa, água ideal para o consumo, sem cloro, sem micropartículas e conseguimos levar mais saúde e bem estar para nossa família.

Além disso, conseguimos também, em nossa própria casa, abastecer nossa garrafinha permanente, levando água de qualidade para todo lugar!

Conheça mais sobre os purificadores de água e garanta uma vida mais digna para as futuras gerações!

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário