Variedades

8 Dicas de Como Economizar Energia Elétrica Para Diminuir a Conta

como economizar energia eletrica
Escrito por Contato H2O

O meio ambiente agradece e o nosso bolso também: saiba agora como economizar energia elétrica em sua casa!

Introdução

Você sabia que com algumas atitudes bastante simples é possível economizar bastante em energia elétrica e reduzir o valor da nossa conta?

Além das vantagens financeiras, aprender a como economizar energia elétrica pode também garantir uma vida mais saudável para todo mundo.

Veja hoje algumas dicas essenciais para saber como economizar energia no chuveiro, como economizar energia no quarto e saiba também como podemos economizar energia elétrica!

Para que economizar energia elétrica

A geração de energia elétrica depende de recursos naturais.

Embora no Brasil a maior parte da energia produzida e consumida seja de fonte renovável, que é gerada por meio de hidrelétricas, ao redor do mundo o cenário é bem diferente.

No Brasil, 90% de toda a energia consumida é gerada por usinas hidrelétricas, de fontes renováveis.

Apesar de esse ser um dado bastante positivo a respeito do nosso consumo e geração de energia, é importante deixar sempre claro que, embora a fonte seja sustentável, a forma de construção das usinas não é.

Para que a Usina de Itaipu fosse construída (ela era a maior usina hidrelétrica do mundo até 2003), uma cidade inteira foi inundada.

Isso revela que, embora a forma de produção de energia seja uma das mais ecológicas existentes, o impacto gerado por ela nem sempre é tão positivo assim.

Portanto, ainda que nós consumamos esse tipo de energia majoritariamente, é sempre importante que façamos a economia desse recurso.

Isso faz com que seja menor a sobrecarga no sistema elétrico e, mais do que isso, diminui a necessidade de construção de outras barragens, o que compromete cidades inteiras além de toda a biodiversidade ali presente.

Como deixar a conta de luz mais barata

Para deixar a conta de energia mais barata, algumas modificações no nosso estilo de vida podem ser necessárias.

No entanto, o impacto que essas modificações pode ser quase nulo e dependem muito mais de atenção do que, necessariamente, de mudanças radicais.

Trocar lâmpadas, não ficar muito tempo no chuveiro, utilizar eletrodomésticos com melhor classificação de gasto… tudo isso contribui positivamente com a economia.

Além de contribuir e muito com o orçamento doméstico, cada uma dessas ações têm um impacto super positivo em nosso meio ambiente também.

economizar energia eletrica

Ajudar o planeta

10% de toda a energia produzida no Brasil é oriunda de fontes não-renováveis.

Isso quer dizer que queimamos carvão e ainda utilizamos energia nuclear para alimentar residências e indústrias, poluindo o meio ambiente.

Estima-se que o aquecimento global já atingiu um status irreparável para o planeta e grande parte dos malefícios que as futuras gerações enfrentarão têm raiz também na produção de energia.

Por conta disso é vital que sejamos responsáveis no uso de energia elétrica, sobretudo porque, com a mudança do regime de chuvas, podemos nos tornar cada vez mais dependentes de energias de fontes não renováveis.

Assim, acabaremos por causar ainda mais mal para o planeta, para o meio ambiente e, consequentemente, para nós mesmos.

8 Dicas para economizar energia elétrica

Listamos algumas dicas que podem te ajudar muito a aprender a como economizar energia elétrica.

Fique de olho nelas e comece já a colocá-las em prática!

1 – Reduza o tempo de banho

Quando o assunto é como economizar energia elétrica o banho sempre aparece como um dos vilões da conta de luz.

E não é por acaso.

Em média, um chuveiro ligado por apenas dez minutos corresponde a um gasto de quase R$ 19 por mês, por pessoa da sua casa.

2 – Não deixe os aparelhos ligados na tomada enquanto não estiver usando

Sabe aquele ledzinho que fica aceso enquanto a TV está ligada?

Por menor que seja a energia que ele consome, saiba: ele consome energia sim!

Então, se não estiver usando esses aparelhos com tecnologia semelhante, tire-os da tomada.

3 – Utilize lâmpadas mais econômicas

Se você ainda tem lâmpadas incandescentes em sua casa, substitua já cada uma delas por lâmpadas de LED.

Uma lâmpada de LED pode poupar até 80% em relação às lâmpadas comuns incandescentes.

4 – Quando sair de um cômodo, desligue a luz

Não precisa adotar um comportamento radical, mas se você deixa a luz ligada para ninguém utilizar, está gastando dinheiro.

Adote o lema “luz que se apaga não se paga” e viva com mais economia!

5 – Quando for pintar a casa, utilize cores mais claras nas paredes

Todo mundo adora uma parede super colorida, mas elas são super inimigas da sua conta de luz!

Em ambientes mais claros, com cores mais claras nas paredes, utilizamos menos energia elétrica, porque a luz natural é melhor aproveitada.

Prefira, portanto, cores neutras e veja, na prática, como economizar energia elétrica.

6 – Faça a manutenção adequada dos seus aparelhos domésticos

Fique sempre de olho na sua máquina de lavar roupas, na sua geladeira e no ar-condicionado.

Quando estão com a manutenção atrasada, esses equipamentos gastam mais energia, fazendo com que eles “trabalhem” mais do que devem.

Além disso, eles podem quebrar mais facilmente.

7 – Não deixe de aproveitar a luz do dia

Na hora de construir ou reformar, prefira janelas amplas e ambientes mais bem ventilados.

Isso poupa energia elétrica, porque dispensa o uso das lâmpadas durante o dia e ainda te dá um extra em como economizar energia elétrica no verão.

8 – Mude a chave do chuveiro elétrico de acordo com a estação do ano

Deixe seu chuveiro na posição verão quando essa for a estação e tenha uma maior economia de energia elétrica.

Isso acontece porque na posição inverno o chuveiro acaba consumindo mais energia para esquentar a água, o que não é necessário no verão.

Bônus: Escolha os aparelhos elétricos que consomem menos energia

O INMETRO tornou obrigatória a presença da tabela de eficiência energética em todos os aparelhos elétricos.

Ficar de olho na tabela do INMETRO pode te ajudar a escolher um produto mais eficiente no consumo de energia elétrica, o que te ajuda a poupar ainda mais no final do mês!

banner blog novo

Conclusão

Economizar energia elétrica é a melhor alternativa para quem deseja poupar no fim do mês e, ainda, manter a sua qualidade de vida, contribuindo com a preservação do meio ambiente.

Na H2O Purificadores você encontra purificadores de água com classificação A na tabela do INMETRO de eficiência energética e ainda leva mais saúde e qualidade de vida para a sua família.

banner ibbl

[sc_fs_multi_faq headline-0=”h2″ question-0=”⚡Para que economizar energia elétrica?” answer-0=”Economizar energia elétrica contribui para a economia doméstica e ainda para a preservação do meio ambiente, uma vez que, anualmente, 10% da energia produzida no Brasil vem de fontes não-renováveis e poluentes.” image-0=”” headline-1=”h2″ question-1=”💡Como saber quanto gasto de energia elétrica?” answer-1=”Fique sempre de olho na sua conta de energia elétrica e no campo de consumo, que deve mostrar o gasto dos últimos meses. Reflita o comportamento adotado no período de maior economia e propague-o! ” image-1=”” headline-2=”h2″ question-2=”📺Quais os aparelhos que mais consomem energia?” answer-2=”Ar-condicionado; Chuveiro elétrico; Cooktop elétrico; Geladeira; Máquina de lavar. ” image-2=”” headline-3=”h2″ question-3=”⏰Qual o horário que gasta menos energia?” answer-3=”Entre às 18h e 21h não é uma boa ideia tomar banho, lavar roupas ou até mesmo utilizar o fogão por indução. Nesse horário, que chamamos de horário de pico, temos o maior consumo de energia elétrica, que acaba se tornando mais cara. ” image-3=”” count=”4″ html=”true” css_class=””]

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário