Saúde e Bem-Estar

Dia das Crianças: atenção aos sinais de desidratação infantil

desidratação infantil
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por H2O Purificadores

A desidratação infantil é um problema grave que afeta muitas crianças quando as estações mais quentes do ano chegam e prevenir o quadro é essencial para a manutenção da qualidade de vida e saúde dos pequenos

Introdução

A água, não por acaso, é chamada de fonte da vida.

Dependemos dela para realizarmos com qualidade todas as nossas funções vitais e ela está presente em quase tudo que existe.

No entanto, com as altas temperaturas chegando, não é raro que muitas pessoas se descuidem da hidratação correta.

Casos de desidratação podem ser de leves a graves e necessitam, quase sempre, de atenção redobrada quando o verão chega.

A desidratação infantil, da mesma forma que a adulta, requer atenção médica, pois pode evoluir rapidamente para situações graves de saúde.

As principais causas da desidratação infantil são problemas de saúde como diarreia, gripes severas, faringite e outras infecções que façam com que a criança sinta dificuldade em deglutir.

Em situações como essa, é importante buscar cuidados médicos e cuidados de enfermagem a fim de tratar rapidamente o problema.

Hoje você vai poder conhecer um pouco mais sobre as causas da desidratação infantil, quais são as orientações do Ministério da Saúde para desidratação infantil e, ainda, como evitá-la.

Veja mais agora!

Dia das crianças: cuidados com os pequenos

Com o dia das crianças chegando e com as altas temperaturas que começam a despontar ali pela metade do mês de outubro, que tal lembrar quais são os principais cuidados que devemos ter com os pequenos?

A hidratação, certamente, é um dos principais cuidados que devemos ter com as crianças.

Sem níveis de hidratação suficientes, a criança pode experimentar grande mal estar, sobretudo relacionado à falta de energia, de que ela precisa, essencialmente, para aproveitar sua infância.

Portanto, no dia das crianças, aproveite para deixar seu filho livre para brincar, mas não esqueça de reforçar com ele a importância de parar, de quando em quando, para beber um bom copo de água.

Assim, todos permanecem fortes e saudáveis para poderem se desenvolver, aprender e brincar!

O que é desidratação infantil

A desidratação infantil é um quadro de saúde que pode ter diferentes graus de comprometimento do bem estar da criança.

Ela geralmente ocorre quando a criança, seja lá por qual motivo for – doença, negligência ou mal estar – deixa de consumir líquidos por um período de tempo.

Sem líquidos, sobretudo água, o nosso corpo tem dificuldade para realizar suas funções vitais.

Isso compromete, em graus leves, nosso bem estar, mas podendo até mesmo levar ao óbito a depender do grau de desidratação.

Sintomas da desidratação

Os sintomas de desidratação infantil são facilmente reconhecíveis e basta que um deles se manifeste para um sinal de alerta ser ligado: é hora de reforçar a ingestão de líquidos da criança!

Podemos perceber como comuns os seguintes sinais:

  • Boca seca;
  • A criança não chora com lágrimas;
  • Deixa de urinar;
  • Não consegue evacuar;
  • Aparenta ter menos energia do que o costume;
  • Reclama de dores na cabeça;
  • Pele muito ressecada;
  • Sensação de tontura ou de vertigem.

Como evitar a desidratação infantil

Para evitar a desidratação infantil, alguns cuidados são muito importantes de se ter, sobretudo em relação à oferta de água em sua casa.

As crianças devem sempre ter um consumo adequado para a fase da vida em que ela se encontra.

Entre bebês de até seis meses, a amamentação supre, por si só, a quantidade de líquidos que a criança deve consumir durante o dia.

Já entre crianças de seis a 12 meses, a ingestão de líquidos deve beber pelo menos 800 ml de água por dia.

Por sua vez, crianças de 1 a 3 anos devem consumir pelo menos 1,3L de água por dia.

Ao fim, crianças de 4 a 8 anos já podem estender o volume de água até 1,7L por dia, normalizando, a partir desta idade, o consumo de 2L de água diários.

Vale lembrar que, ainda que falemos de água, esses volumes se referem à ingestão de líquidos, prioritariamente água.

É também possível oferecer sucos e chás, que além de líquidos também são ricos em vitaminas importantes para o desenvolvimento da criança.

Além da oferta de líquidos, é importante que a alimentação da criança seja sempre saudável e rica em nutrientes.

Preferencialmente, o alimento da criança deve ser feito em casa, longe de industrializados, a fim de evitar intoxicações alimentares que podem também levar a quadros de desidratação.

Cuide da hidratação da sua família com purificador de água

A hidratação da sua família, como um todo, é muito mais facilitada quando sua casa dispõe de um bom sistema de purificação de água.

Mais do que água, precisamos fornecer para as crianças água de qualidade, sem impurezas ou cloro, que tornem a hidratação mais desafiadora.

A maior parte dos purificadores de água presentes no mercado atual contam com redução do nível de cloro presente na água, além de retenção de partículas que podem nos fazer mal.

Com um purificador de água adequado você não precisa se preocupar com ferver a água antes de entregar para o seu filho.

Basta apenas apertar um botão para ter o melhor da vida em seu copo!

Cuide da alimentação das crianças

Além de uma boa hidratação é fundamental fornecer às crianças uma boa alimentação.

Legumes cozidos são fáceis de fazer na Panela de Cozimento A Vapor Electrolux para Microondas, dispensando boa parte do trabalho junto ao fogão.

Os legumes são fontes de líquidos importantes para o nosso bem estar e, além disso, nos fornecem uma grande carga de vitaminas e minerais.

Panela Electrolux

Já quando o assunto é água de qualidade, o Purificador IBBL Viváx Branco Água Natural – Certificado INMETRO pode ser instalado em qualquer cantinho da sua cozinha, próximo à uma torneira.

Ele fornece água de qualidade para sua família, ao toque de um único botão e, certamente, com ele, você poderá manter sempre os pequenos bem hidratados.

purificador vivax

Já o Purificador Lorenzetti Acqua Bella de Parede sem torneira – Certificado INMETRO pode ser instalado em qualquer torneira e é uma fonte excelente de água de qualidade tanto para a hidratação quanto para fazer alimentos.

Experimente já os melhores equipamentos para transformar a sua cozinha, cuidando cada vez mais de quem você ama!

Destaque - filtro para torneira

Conclusão

Portanto, a desidratação infantil pode ser causada por situações de saúde como diarreia, infecções virais e inflamações diversas.

Normalmente, quando apresenta um quadro de desidratação, a criança fica apática, abatida, sem energia para brincar e para viver a vida como sempre viveu.

Por isso, é essencial que reforcemos a hidratação das crianças, sempre fornecendo água de qualidade de acordo com a sua faixa etária e sempre seguindo as orientações do pediatra de confiança da família.

banner para refil

😥O que a desidratação pode causar?

A desidratação infantil, quando em quadros leves, causa grande mal estar, apatia e, muitas vezes, dores de cabeça e abdominais. Em quadros mais graves pode levar a choque e ao óbito.

👩O que causa a desidratação infantil?

Entre as causas mais comuns da desidratação infantil temos quadros de infecções virais, intoxicações alimentares, desidratação causada pelo calor e negligência familiar.

🥛Quantos copos de água uma criança precisa beber por dia?

Vai depender do peso e da faixa etária dela. Recomenda-se, no entanto, que: Bebês de até 6 meses sejam exclusivamente amamentados; Crianças de 6 a 12 meses ingiram pelo menos 800 ml de líquidos por dia; De 1 a 3 anos ingiram pelo menos 1,3L de líquidos por dia; Crianças de 4 a 8 anos ingiram pelo menos 1,7L de líquidos por dia; Crianças acima de 9 anos ingiram 2L ou mais litros de água por dia.

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

H2O Purificadores

Deixe um Comentário

4 × 1 =