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Beber água emagrece? Mito ou verdade?

BEBER AGUA EMAGRECE
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por Gabriel Carrasco

Beber água emagrece? O que é mito e o que é verdade nessa história que já ganhou a capa de revistas de dietas no mundo todo?

Por mais controversa que seja essa história de que beber água emagrece, existem alguns fundamentos que podem fazer muito sentido. Devemos levar isso em conta, na hora de mensurar nosso consumo de água diário!

Porque, sim, a água tem um papel fundamental para mantermos nosso peso em uma faixa saudável e, sobretudo, vivermos com mais saúde.

E, no final, isso é o mais importante, não é mesmo?

Acompanhe nosso guia com as principais perguntas e respostas sobre água e emagrecimento e descubra se beber água emagrece!

1 – “Tomar água ajuda a perder peso”

BEBER AGUA EMAGRECE

A água é fundamental para o nosso corpo, um ser humano adulto deve ingerir, pelo menos, dois litros de líquidos todos os dias. Sempre dando preferência ao consumo de água. 

No entanto, será que essa quantidade de água é capaz de fazer com que a gente emagreça?

A resposta não é simples.

Primeiramente, é preciso lembrar que a água é essencial para o bom funcionamento do nosso intestino.

Isso porque as fibras dependem quase que exclusivamente do líquido para poderem funcionar, regulando a atividade intestinal.

Sem a água, portanto, mesmo que consumamos fibras teremos um bolo fecal endurecido, comprometendo a motilidade do intestino.

É por isso que temos a sensação de que quanto mais água bebemos, mais desinchado fica o nosso corpo.

Isso se deve, sobretudo, porque conseguimos esvaziar o intestino e, consequentemente, temos o desinchaço abdominal.

É por isso que beber mais água pode dar a sensação de perda de peso, uma vez que evacuamos mais.

Também é necessário lembrar que beber água é essencial para que nosso corpo possa absorver corretamente vitaminas e minerais.

Sem líquido, temos a perda desses compostos e podemos comprometer nossa saúde gravemente.

Além disso, quando bebemos mais água conseguimos eliminar também impurezas do nosso corpo, tal como em um detox.

Isso também pode dar a sensação de desinchaço, o que, por sua vez, pode representar alguma perda de peso.

No entanto, é sempre necessário lembrar que beber água por si só não vai trazer nenhum resultado positivo em relação a isso se não mudarmos também a nossa dieta.

É necessário melhorar a nossa alimentação, nos servindo de todos os grupos alimentares durante o dia, sem excessos ou exclusivismos.

Dessa forma, não é só possível notar a perda de peso como, sobretudo, melhoramos muito a nossa saúde.

2 – “Beber água emagrece porque reduz o apetite”

BEBER AGUA EMAGRECE

Uma das maneiras que faz com que nos sentamos saciados tem a ver com a dilatação da musculatura que envolve nosso estômago.

Quando isso ocorre, nosso cérebro entende que já nos alimentamos o suficiente e encerra o apetite.

No entanto, isso pode ocorrer de diversas formas: seja comendo mais do que realmente precisamos, seja comendo mais em termos de volume, mas menos calorias.

Isso nós conseguimos facilmente através de alimentos hipocalóricos, ou com alimentos saudáveis como saladas, legumes e frutas.

Diante disso, um grupo de pesquisadores da Universidade Virginia Tech, nos Estados Unidos investigou essa relação sobre alimentação e a musculatura do estômago.

Para o estudo, 48 pessoas de idades que variavam de 55 a 75 anos foram divididas em dois grupos e receberam uma dieta de baixas calorias.

Os dois grupos também receberam um mesmo tipo de programa de exercícios, adequados à faixa etária.

No entanto, um dos grupos recebeu a seguinte orientação: beber pelo menos 500 ml de água antes de todas as refeições, pelo meia hora antes de sentar à mesa.

Ao fim da pesquisa, o grupo que foi instruído a beber água perdeu 44% mais peso quando comparado ao grupo que não recebeu a instrução.

Isso pode estar conectado justamente ao fato de que a água dilata a musculatura que fica ao redor do estômago, conferindo saciedade.

A quantidade de água é variável conforme o biotipo da pessoa em questão, beber água antes de comer pode ser interessante, mas, não existe uma recomendação exata com relação a quantidade.

Para testar, que tal beber o tanto de água que você achar confortável sempre que der uma fominha?

3 – “Fome demais pode ser só sede e, assim, beber água emagrece porque evita a comida”

BEBER AGUA EMAGRECE

Essa é uma estratégia válida para a boa ingestão de água, mas pode ser muito arriscada para pessoas que sofrem distúrbios alimentares.

Isso porque, apesar de a sensação de fome ser confundida com a falta de água em nosso corpo, é necessário saber identificar uma e outra.

Adequando sempre a dieta para que possamos ingerir um bom número de calorias saudáveis durante o dia.

Assim, tomar um bom copo de água antes de fazer um lanchinho, pode ajudar na redução do apetite.

Mas apostar em um lanche saudável, composto por algumas castanhas, por exemplo, pode ser delicioso, nutritivo e também matar a fome rapidamente.

Dessa forma, a melhor opção é sempre manter um padrão rigoroso em relação à nossa alimentação, evitando doces, massas e refrigerantes.

Da mesma forma, beber água emagrece quando substituímos bebidas açucaradas por ela.

Assim, ao invés de beber um grande copo de refrigerante com um hambúrguer de fast food, substituir o sanduíche por um prato mais leve e o refri por água, pode ajudar a emagrecer.

Isso porque consumir calorias mais leves, mais saudáveis nos fazem sentir muito melhor do que aquelas encontradas em alimentos industrializados.

Assim, é possível afirmar que beber água emagrece quando o hábito vem acompanhado por outras modificações na nossa alimentação.

E, aí sim, podemos desfrutar dos ótimos benefícios tanto da água quanto do alimento, sem colocar a nossa saúde em risco.

Então, saiba: não adianta trocar a alimentação por copos de água ou por cubos de gelo.

Ter uma boa dieta boa pode ser gostoso, saudável e até mesmo, ajudar a emagrecer!

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Gabriel Carrasco

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