Saúde e Bem-Estar

Quantos litros de água devemos beber por dia? Saiba agora!

quantos litros de agua devemos tomar por dia
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por H2O Purificadores

Você já se perguntou quantos litros de água devemos beber por dia? Alguns falam que a quantidade mínima é dois litros, mas será que é isso mesmo?

Introdução

Muitas pessoas acreditam que todo mundo deve consumir dois litros de água todos os dias e que essa é a medida ideal para que possamos nos manter saudáveis.

Mas, quando analisamos esse tipo de afirmação, encontramos um problema: se nós todos temos uma altura específica e um peso específico, como que a quantidade de água a ser bebida é a mesma para todos?

É, justamente, para desmistificar esse tipo de complicação que o senso comum gera que, hoje, vamos conversar sobre quantos litros de água devemos beber por dia!

Por que devo beber água?

Você já ouviu falar que o nosso corpo tem 70% de água, certo? Mas quantos litros de água devemos beber por dia? E, sobretudo, por que devemos beber água?

A água é essencial para a nossa vida justamente porque ela está presente em todos os nossos tecidos!

Quando bebemos água na quantidade correta todos os dias, podemos notar os benefícios em nossa pele, na melhora da nossa capacidade em focar em atividades do dia a dia e até na frequência em que vamos ao banheiro para nossas necessidades.

Sem água, nossas funções biológicas mais simples como urinar e defecar são absolutamente afetadas.

Dessa forma, podemos sofrer com constipação, com infecções urinárias de recorrência e, até mesmo, com complicações mais graves, como infecções intestinais.

Já em nosso cérebro, a carência de água pode ser ainda mais complicada de se tratar.

Podemos sentir dificuldade em nos concentrarmos, podemos sentir dores de cabeça intensas e, até mesmo, em casos mais graves, sofrer desmaios.

Isso tudo acontece porque o nosso corpo realmente depende da água para que seja saudável!

Quantos litros de água preciso beber por dia?

Conforme dissemos, cada caso é sempre um caso muito específico e que deve ser tratado e analisado de forma individualizada.

E, justamente por isso, não há um parâmetro igual para todos sobre quantos litros de água devemos beber por dia.

Cada fase da vida exige uma quantidade ideal de líquidos, assim como cada peso e cada altura também pode exigir.

Portanto, vamos lá! Saiba agora quantos litros de água devemos beber por dia em cada fase de nossa vida!

Quantos litros para crianças

cuidados evitar desidratação adulto criança

Existe uma quantidade ideal de água a ser consumida pelas crianças em cada etapa de suas vidas, que normalmente é adequada tanto para a etapa de desenvolvimento em que se encontram quanto para o peso que costumam ter.

Para as crianças que têm de 0 a 6 meses o consumo de leite materno deve ser exclusivo.

Isso quer dizer que enquanto o bebê estiver sendo amamentado ele terá todo o aporte de líquidos que necessita para se manter hidratado e saudável.

Já para crianças a partir do sexto mês de vida, há a iniciação alimentar, ou introdução alimentar.

Nessa fase da vida, as crianças passam a ingerir alimentos sólidos, que são ricos em água, mas também devem começar a desfrutar de um bom copo de água em alguns momentos do dia.

Entre as crianças de 6 a 12 meses, as crianças devem consumir no máximo um litro de água por dia e no mínimo 800 ml.

Depois, até os três anos, a quantidade de água passa a ser até 1,3L diários, no máximo, considerando o mínimo como 1L.

Como o cérebro está a todo vapor nessa época da vida, é essencial para a aprendizagem que a criança se mantenha sempre hidratada.

Por fim, do quarto ao oitavo ano de vida, as crianças devem consumir, no máximo, 1,7L de água.

E quantos litros de água devemos beber por dia a partir dessa idade?

A partir dessa idade, de forma geral, as crianças passam a dever consumir os 2L de água convencionados para todos.

Quantos litros para adultos

o que é água mineral

Sabe aquela história de que os adultos devem ingerir 2L de água todos os dias?

Essa é uma orientação do Ministério da Saúde brasileiro, mas é, apenas, um parâmetro bem comum para todos os humanos adultos saudáveis.

Isso porque existem pessoas que moram em regiões mais quentes do país, em que o consumo de água deve ser naturalmente maior por conta da transpiração que também é maior.

Da mesma forma, existem atletas de alto desempenho que perdem muito líquido através do suor e, portanto, também devem repor isso tudo de forma adequada, através da água.

Portanto, convencionou-se a seguinte regra: para cada quilo que temos apontado na balança devemos beber 35 ml de água por dia.

Assim, uma pessoa com 65 quilos deve fazer o seguinte cálculo:

65 x 0,035 = 2,275

Dessa forma, temos um parâmetro muito mais saudável para a ingestão de água diária e, sem dúvida, mais tranquilidade na hora de definir o quanto devemos beber.

Quantos litros de água beber por dia para emagrecer

Se você chegou até aqui, já sabe quantos litros de água devemos beber por dia, certo?

Não há, necessariamente, uma regra que relacione beber água e emagrecer.

O que ocorre é que um corpo desidratado – ainda que levemente – tem as suas funções intestinais afetadas, fazendo com que haja a sensação de inchaço.

Além disso, um corpo sem água o suficiente também acaba por consumir mais alimento por conta da sensação de estômago vazio.

Portanto, vale a pena investir em uma boa quantidade de água diária, porque conseguimos eliminar toxinas, regular nossas funções intestinais e, ainda, ter uma saúde muito mais plena!

Beber muita água faz mal?

Agora você já sabe quantos litros de água devemos beber por dia e como isso varia em cada etapa da vida, certo?

Então chegou a hora de saber que… não, não adianta beber mais água do que se deve beber para melhorar a vida ou para ser mais esperto, ou ter a pele mais bonita.

Um fenômeno chamado intoxicação aquosa pode acontecer quando não respeitamos quantos litros de água devemos beber por dia.

A intoxicação aquosa é um problema que, embora raro, pode nos levar à morte, devido a complicações severas de nossas funções renais.

Isso ocorre quando o consumo de água é tão excedente que os nossos rins deixam de conseguir processar isso tudo e, assim, entram em falência.

Portanto, fique de olho na balança e revise constantemente a quantidade de água que você deve consumir todos os dias e aumente-a somente em casos de suor extremo, ok?

Beber água não basta! É importante que você beba, sempre, a melhor água que você tiver disponível em sua casa, que, certamente, é a água purificada!

Conheça todas as ofertas de purificadores de água e viva com mais saúde!

Conclusão

Em meio a tantas perguntas sobre quantos litros de água devemos beber por dia, chegamos à uma conclusão: crianças têm a quantidade de água modulada a partir de sua idade, logo após à introdução alimentar, que ocorre no sexto mês de vida.

Já os adultos, devem respeitar a formulação de beber 35 ml para cada quilo de massa corporal apresentada na balança.

No entanto, é sempre fundamental ficar de olho na qualidade da água consumida, para além da quantidade.

Portanto, invista em um bom equipamento para a purificação de água e desfrute de uma vida muito mais saudável!

Purificadores

🥤Quantos litros de água devo beber por dia?

Depende sempre do seu peso! Uma pessoa adulta e saudável deve beber pelo menos 35 ml de água para cada quilo de massa corporal que se apresenta em uma balança.

🤢Beber muita água faz mal?

Sim! Quando bebemos muita água podemos ter uma intoxicação aquosa, que pode levar à falência renal e, em casos graves, ao óbito.

💁‍♀️Beber água emagrece?

Não! Não há qualquer estudo que comprove que beber água emagrece. No entanto, o que se sabe e o que se defende é que quando estamos bem hidratados tendemos a comer menos e, da mesma forma, nosso intestino funciona melhor!

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

H2O Purificadores

Deixe um Comentário

12 + 6 =