Purificadores de Água

Manutenção de filtro de água: por que e quando fazer

Manutenção de purificador
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por Gabriel Carrasco

A manutenção de filtro de água é o que permite aproveitar ao máximo todos os recursos do equipamento, levando mais qualidade de vida para a sua família

Introdução

O filtro de água é um equipamento essencial em todos os lares.

Ele proporciona mais qualidade de vida para todo mundo, que pode desfrutar de uma água mais limpa, de mais qualidade e, sobretudo, mais saudável.

Não é novidade para ninguém que beber água direto da torneira pode não ser a melhor ideia de todas.

A água que chega até nossa casa percorre uma extensa tubulação, que vai da estação de tratamento até o registro da nossa casa.

Por essa tubulação, temos toda a sorte de agentes contaminantes que podem comprometer a qualidade da água tratada.

E não pense que ao chegar em nossa casa o problema diminui.

Pelo contrário.

Em nossos lares, as tubulações também podem ser inimigas da qualidade da água que bebemos.

Geralmente, por mais que façamos alguma manutenção hidráulica, ela não consiste em substituir periodicamente todo o encanamento.

Assim, os agentes contaminantes também estão presentes dentro de nossa casa, tornando a água que chega à nossa torneira pouco segura.

Por isso que é tão importante contar com um filtro de água em nossa casa.

Os melhores filtros de água têm a capacidade de reter as partículas contaminantes da água que abastece nossos lares.

Além disso, também contam com estações de purificação que podem também reduzir o cloro adicionado à água.

Mas um filtro, embora traga tantas coisas boas para nossa vida, também pode se tornar facilmente um problema.

E esse problema surge, justamente, quando a manutenção de filtro de água não é feita de forma adequada.

Saiba, agora, tudo para fazer a manutenção de filtro de água de forma correta e desfrute de todo o bem estar que ele pode proporcionar!

Manutenção de purificador troca de refil

Por que de devo fazer manutenção de filtro de água

A manutenção de filtro de água deve ser feita de forma regular e conforme determina o próprio manual do produto para evitar que, de solução, ele se torne um problema para a saúde da sua família.

No filtro de água, quando não tem sua manutenção feita de forma correta, muitos agentes contaminantes podem existir.

Com isso, acabamos por criar um verdadeiro risco para a nossa saúde.

É por isso que fazer a manutenção de filtro de água da forma e no tempo que o fabricante recomenda é sempre a melhor solução.

Dessa forma, podemos ter água sempre limpa, gostosa e adequada para o nosso consumo.

Riscos de se não fazer a manutenção correta

Como nem sempre os vírus e as bactérias alteram o aspecto da água, é preciso ficar de olho mesmo no calendário para fazer a manutenção regular do seu filtro de água.

Quando bebemos, em casos extremos, a água imprópria para o consumo humano, podemos desenvolver doenças que vão de uma simples diarreia até cólera e febre tifoide.

É por isso que, na dúvida, o melhor é sentar e, com calma, fazer a manutenção de filtro de água da forma correta.

purificador e refil IBBL

Como fazer a manutenção de filtro de água

Confira, agora, as nossas dicas para sempre fazer a manutenção adequada do seu filtro de água!

Leia o manual

O manual do produto pode até ser um livrinho que poucas pessoas gostam de ler.

Mas, saiba: é muito importante ficar de olho nas informações que ele traz, porque ele é o único meio seguro para orientar qualquer coisa que possamos fazer com o equipamento que compramos.

Lá estão todas as informações sobre a periodicidade de limpeza, a forma de limpar, os produtos que podem ser utilizados e até mesmo sobre o manuseio deles.

É por isso que não devemos, nunca, pular a etapa de sentar com calma e ler o manual dos produtos que compramos.

Assim ficamos cientes de tudo o que precisamos fazer para mantermos as características originais do equipamento e, ainda, preservamos nosso investimento.

Faça a troca do refil de purificador de água

Cada purificador de água tem a sua característica e sua especificidade e, justamente por conta disso, é indispensável ler o manual do seu produto.

Apesar das variações que podem apresentar, o mais comum é que o refil de um purificador de água tenha a capacidade de purificar 3 mil litros de água ou durar por seis meses.

Na prática, isso quer dizer o seguinte:

  • Se em seis meses o seu refil não purificou 3 mil litros de água, troque-o;
  • Ou, se em três meses o consumo da sua família foi de 3 mil litros de água, troque-o.

O que acontecer antes é o fator determinante para a troca do refil purificador e deve ser seguido a risca para que as funcionalidades do equipamento possam ser mantidas.

Procure um especialista

Se você sentir que há algo diferente com seu filtro de água ou mesmo com o seu purificador de água, a saída é buscar ajuda de uma pessoa especializada neste tipo de equipamento.

Até mesmo as pequenas alterações de fluxo, de cor, de gosto ou até mesmo de cheiro devem despertar a sua atenção e já te motivar a buscar um profissional.

Isso porque, ele, com os produtos e equipamentos adequados, podem fazer seu purificador ou filtro de água voltarem rapidamente ao normal.

Assim, o equipamento dura por mais tempo e ainda continua a assegurar a qualidade de vida que a sua família precisa ter para viver com saúde e bem estar.

banner para refil

Conclusão

A manutenção de filtro de água é um passo essencial de todos aqueles que têm um filtro, seja ele de barro, ou um purificador.

É importante que seja feita regularmente e da forma como determina o manual do produto para que ele sempre mantenha as suas características originais.

E, mais do que isso, para que o purificador de água ou filtro possa continuar entregando a saúde que a sua família precisa sempre ter.

Na H2O você garante o melhor em purificação de água para a sua casa. Conheça agora as nossas promoções!

🔧Por que fazer manutenção do filtro de água?

A manutenção de filtro de água deve ser feita para que as características originais do produto sejam adequadamente mantidas por mais tempo. Além disso, só a manutenção adequada do filtro de água garante água verdadeiramente limpa.

❓Quando trocar o refil do purificador de água?

O refil do purificador de água deve ser trocado no tempo e conforme as instruções do seu fabricante, presentes no manual do produto. Geralmente deve-se trocar o refil do purificador de água a cada seis meses ou quando três mil litros de água já foi purificada.

🦠O que acontece se eu não fizer a manutenção do filtro de água?

Caso a manutenção do filtro de água não seja feita, você pode colocar a saúde da sua família em risco, ainda que as características da água não sejam alteradas. Em casos leves e brandos, você pode ter diarreia e em casos mais graves até febre tifoide por conta da contaminação da água.

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

Gabriel Carrasco

Deixe um Comentário