Utilidades Domésticas

Como limpar a geladeira: guia atualizado para resolver esse problema!

produto limpar geladeira
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por Gabriel Carrasco

Todo mundo adora abrir a porta dela e encontrá-la recheada de tudo o que gostamos, mas… como limpar a geladeira para que ela sempre fique impecável e esse momento seja sempre delicioso?

Introdução

Nada mais desestimulante que abrir a geladeira, na vontade de pegar algo gostoso para comer e se deparar com mau cheiro ou até mesmo com sujeira, né?

Quando o assunto é a limpeza e a organização doméstica é natural que muitas dúvidas surjam.

Essas dúvidas, muitas vezes, estão ligadas aos procedimentos para fazer uma boa limpeza e organização e, sobretudo, aos produtos que podem ser utilizados.

Fique agora sabendo de que jeito é possível limpar a geladeira por fora, como limpar a geladeira rapidamente e até mesmo como limpar geladeira branca encardida!

Aposte em nossas dicas para ter uma geladeira sempre muito limpinha e organizada, pronta para receber todas as delícias que você preparar em sua cozinha!

Por que devo manter a geladeira limpa?

Quando se trata de como limpar a geladeira, uma dúvida parece ser muito comum: por que, afinal, precisamos limpá-la?

Ora, a resposta é muito simples: na geladeira guardamos diversos tipos de alimentos que podem ser contaminados por microrganismos que se proliferam ali dentro.

Mofo e bactérias estão presentes de forma muito particular em ambientes úmidos e em que estão armazenados produtos orgânicos.

É preciso manter a geladeira sempre adequadamente limpa, pois, além de tudo isso, ainda tem o alto potencial que esses organismos têm de causar doenças e mal estar entre nós.

A longo prazo, a limpeza também pode estar relacionada com a conservação e maior durabilidade do próprio eletrodoméstico.

Quando limpamos a geladeira de forma regular, também temos um aparelho livre de odores, de manchas e, certamente, desfrutamos de mais bem estar em nossa casa.

Para que a geladeira sempre fique adequadamente limpa, devemos ter uma rotina rigorosa de limpeza a cada 15 dias, pelo menos.

Geladeira com cheiro ruim: o que pode ser?

Quando a geladeira está com um cheiro ruim, saiba: é hora de apostar em todas as nossas dicas sobre como limpar a geladeira e restaurar já o bem estar em sua casa.

Mas, antes, é preciso entender: o que causa, efetivamente, o cheiro ruim na geladeira e como podemos evitá-lo?

Veja, na geladeira é comum que armazenemos comida, fruta, verdura, carnes, ovos, peixes e toda a sorte de laticínios e bebidas, certo?

Tudo isso passa por estágios de decomposição diferentes porque tudo isso é orgânico.

Quando algo orgânico se decompõe o cheiro que libera é resultado da ação de micro-organismos responsáveis por fazer com que aquela matéria se reintegre ao meio ambiente.

Assim, o mau cheiro é rapidamente identificado e associado a esse processo.

Para evitar o mau cheiro na geladeira é sempre muito importante que verifiquemos o estado dos alimentos que ali guardamos.

Alimentos que já estão passando do ponto podem ser altamente contaminantes e comprometer até mesmo alimentos ainda apropriados para o consumo.

Portanto, é muito importante que você sempre mantenha uma rotina de organização e verificação da sua geladeira.

Isso vai evitar que alimentos estraguem e que alimentos saudáveis ainda sejam comprometidos por aqueles que já passaram do ponto.

E, além disso tudo, também evita o temido mau cheiro, que impregna tudo o que está ali dentro.

Como limpar a geladeira por dentro?

como limpar geladeira

Quer saber como limpar a geladeira por dentro, sem comprometer o aparelho e os alimentos ali guardados? Fique de olho agora em nossas dicas!

  1. Retire absolutamente tudo de dentro da sua geladeira;
  2. Analise o aspecto de cada alimento e já separe em potes limpos, preferencialmente com tampa, o que será guardado novamente;
  3. Limpe com um pano úmido com água, detergente neutro e bicarbonato de sódio todas as bandejas, grades e compartimentos do equipamento;
  4. Deixe secar totalmente antes de guardar novamente os itens retirados dela, já dispostos em potes.

Caso seu congelador ou freezer não contar com sistema frost free aproveite para descongelá-lo também.

Para acelerar o processo você pode utilizar até mesmo um ventilador, que pode ficar ligado frente à geladeira aberta.

Como limpar a geladeira por fora?

como limpar geladeira por fora

Para limpar a parte externa da sua geladeira utilize um pano limpo, água e detergente neutro.

É importante que você limpe sempre de cima para baixo, retirando todo o pó e eventuais manchas que ela possa ter.

Para que você mantenha sempre a sua geladeira limpa, aposte em uma limpeza semanal na parte externa, utilizando também álcool 70% para reforçar seu bom trabalho.

Produtos necessários

Para limpar a sua geladeira de forma adequada, você vai precisar:

  • Pano de microfibra macio e limpo;
  • Detergente neutro;
  • Água;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Álcool 70%.

Depois da limpeza, você pode acrescentar um dispositivo super funcional, que elimina completamente o mau cheiro da sua geladeira, com carvão ativado.

Ele funciona como um neutralizador de cheiros e pode transformar a sua cozinha, eliminando todo o problema com odores que a sua cozinha possa ter.

banner blog h2o

Conheça os produtos para casa da H2O Purificadores

Conclusão

Quando se trata de como limpar a geladeira corretamente, várias dúvidas e desafios podem surgir.

É sempre muito importante que a limpeza seja realizada de forma regular, com água, detergente neutro e bicarbonato, que são itens que, quando juntos, retiram fungos e bactérias que podem contaminar os alimentos da sua família.

A limpeza regular da geladeira também evita o mau cheiro, que é resultado da decomposição de alimentos.

Para sempre ficar com a geladeira limpa e cheirosa, recomendamos que você execute os passos de limpeza a cada 15 dias, pelo menos, corrigindo também durante o dia a dia a limpeza de itens que foram derramados, derrubados ou quebrados dentro da geladeira.

🤢Por que a geladeira está com cheiro ruim?

Se você notar que a sua geladeira está com algum tipo de cheiro ruim, verifique os alimentos que estão armazenados. O mau cheiro se deve à ação de bactérias e outros microrganismos que decompõem os alimentos e quando você o sente, é porque algo pode estar já inapropriado para o consumo.

🧼Por que devo limpar a geladeira?

A limpeza regular da geladeira evita a contaminação de alimentos, bem como evita o desgaste precoce do próprio eletrodoméstico. Limpe a geladeira a cada 15 dias para armazenar seus alimentos com mais segurança.

🧊Limpar a geladeira é difícil?

Não! Basta que você, com um pano, água, detergente e bicarbonato, limpe a cada 15 dias para que ela nunca fique com mau cheiro ou muito difícil de limpar.

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

Gabriel Carrasco

Deixe um Comentário