Utilidades Domésticas

Captação de água da chuva: como funciona e vantagens

captação de água da chuva
Escrito por Contato H2O

Contar com um sistema de captação de água da chuva é uma forma de poupar recursos ambientais e de, ainda, economizar na conta de água

Você já ouviu falar de cisternas?

Cada vez mais presentes nas cidades, é uma forma sensacional de coletar e armazenar a água da chuva para poder ser reutilizada!

O que é um sistema de captação de água da chuva?

Também chamado de cisterna, o sistema tradicional de captação da água da chuva é composto por calhas, que coletam a água da chuva, por filtros e por uma grande caixa, que armazena a água.

A caixa normalmente é vedada e soterrada, o que é uma forma de protegê-la da contaminação por agentes externos.

Como funciona o sistema de captação de água da chuva

Um sistema de captação de água da chuva funciona da seguinte forma: a água da chuva é coletada através de calhas, que conduzem-na até uma grande caixa que fica normalmente enterrada.

A água que vem através das calhas passa por alguns filtros, que impede que galhos, bichinhos, mosquitos e folhas cheguem à caixa em si e, ainda, que a água entre de forma agitada no reservatório.

Com isso, os sedimentos vão para o fundo da caixa, enquanto a água livre de sujeiras fica na parte superior da cisterna.

Para evitar que encha, a cisterna também conta com sifões, que despejam o seu conteúdo sempre que a água chega ao limite de capacidade de armazenamento.

Quais as vantagens de captar água da chuva?

Para além da evidente economia, reutilizar a água da chuva traz vantagens importantes para a sua casa e, também, para o meio ambiente, de forma geral.

Veja algumas delas:

Economia

Quando contamos com uma cisterna para a captação e armazenagem da água da chuva poupamos muito em nossas contas de água, pelo simples fato de utilizarmos este recurso que seria naturalmente desperdiçado.

A depender do tamanho da cisterna é possível economizar até 30% em sua conta de água.

Preservação dos recursos ambientais

A captação da água da chuva faz com que poupemos a água potável e, consequentemente, recursos ambientais valorosos para as nossas vidas hoje e para aquelas que ainda hão de vir.

Estima-se que a cada descarga dada consumimos 12 litros de água potável, o suficiente para que seis pessoas possam se manter hidratadas ao longo do dia.

Como a água da chuva pode ser usada em casa?

A água armazenada em cisternas não é considerada potável e, portanto, não deve ser utilizada para que nós bebamos, cozinhemos ou tomemos banho – o mesmo vale para nossos pets.

Em contrapartida, a água ali armazenada pode ser útil para a rega de plantas, lavagem de carros e calçadas e, até mesmo, para as descargas da nossa casa.

Pontos de uso: equipamentos que facilitam a sua vida na utilização da água da chuva

Os pontos de uso são equipamentos que podem ser instalados diretamente na caixa de água ou na cisterna em que a água da água é armazenada.

Eles transformam rapidamente essa saída de água em uma torneira, mas com todas as funcionalidades de um purificador de água, como a redução do cloro livre e, ainda, como a retenção de partículas contaminantes da água.

Veja, a seguir, dois equipamentos que podem melhorar ainda mais a sua experiência com a instalação de uma cisterna!

Filtro de Água Lorenzetti Loren Acqua 5″ para Ponto de Uso com Torneira – Transparente

Filtro de Água Lorenzetti Loren Acqua 5" para Ponto de Uso com Torneira

O filtro de água Lorenzetti Loren Acqua está disponível em estrutura transparente, o que torna o local em que ele é instalado muito mais charmoso, moderno e gracioso!

Com uma capacidade de filtrar até dois mil litros por refil instalado e utilizado, o filtro é capaz de fornecer água de qualidade para a utilização em sua casa.

Como pode reter partículas de classe D, que são menores do que a grossura de um único fio de cabelo, o filtro ainda também tem a capacidade de retirar da água todo o cloro que nela está concentrado.

Dessa forma, o filtro de água Lorenzetti é uma excelente alternativa para a sua casa aproveitar de melhor forma todos os recursos hídricos que podem ser armazenados também pela chuva.

Filtro de Água Lorenzetti Loren Acqua 5″ para Ponto de Uso com Torneira – Branco

Filtro de Água Lorenzetti Loren Acqua 5" para Ponto de Uso com Torneira - Branco

Em sua versão branca, o filtro de água Lorenzetti é uma excelente maneira de garantir água sempre limpa e adequada para o consumo, incluindo aquela armazenada pela água da chuva, em cisternas.

Como não é um filtro elétrico, você não precisa se preocupar com a fonte de alimentação, se tornando uma excelente alternativa para quem não dispõe de uma tomada logo perto da torneira da pia.

É importante ressaltar, no entanto, que seja em sua versão transparente, seja em sua versão branca, o filtro de água Lorenzetti não torna a água armazenada pela cisterna apropriada para beber ou para preparos alimentares.

O filtro, no entanto, viabiliza que a água armazenada pela cisterna possa ser utilizada para lavar a louça e para a limpeza geral da sua cozinha, sobretudo porque, através dele, as partículas de detritos que não são suficientemente grandes para serem retidas pelos filtros da cisterna, são retiradas da água.

Quanto custa um sistema de captação de água da chuva?

Os valores são variáveis e dependem do material utilizado, da capacidade da cisterna e, ainda, da região do país em que você se encontra.

É possível encontrar cisternas de concreto com valores em torno de R$ 2 mil reais, enquanto aquelas de polietileno custam, em média, R$ 5 mil reais, além dos custos com instalação.

Quer economizar ainda mais em água? Conheça os Purificadores de Água da H2O e poupe com água mineral!

Conclusão

Uma cisterna é um sistema de captação de água da chuva responsável por armazenar e, depois, conduzir a água para uma reutilização.

Por ter filtros agregados ao seu mecanismo de abastecimento da cisterna, a água armazenada é livre de detritos, de sujeiras e pode ser utilizada para limpezas gerais, rega de plantas e até mesmo para lavar a louça, quando acrescida à sua instalação um filtro de água de ponto de uso.

É possível usar a água da cisterna para lavar calçadas e carros e, ainda, em descargas.

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário