Saúde e Bem-Estar

Qualidade da água: padrões ideais para o consumo humano

Escrito por Contato H2O

A qualidade da água é medida através de critérios rigorosos e que visam a saúde humana

Conhecer os critérios que determinam a qualidade da água é essencial para que possamos consumi-la com segurança. Saiba agora quais são eles!

O que é considerado uma água de boa qualidade?

A qualidade da água é definida por diversas características que são químicas, biológicas e físicas, que determinam conjuntamente, a sua potabilidade.

Quando a água é tida como potável, ela preserva em suas características a falta de gosto, cheiro ou cor.

A água também pode ser considerada de boa qualidade quando passa por processos de purificação ou de filtragem, em que suas impurezas são retiradas – tais como o cloro utilizado em estações de tratamento.

Como é feita a avaliação da qualidade da água

viváx melhor purificador IBBL

A avaliação da água é feita através da coleta de amostras coletadas em diversos pontos da cidade.

Por meio dessas avaliações é possível determinar as medidas que devem ser tomadas para que seja mantida a qualidade dos recursos hídricos.

Nesses locais também é possível estabelecer um maior detalhamento das necessidades em relação à manutenção da rede de saneamento básico de uma cidade.

Parâmetros de qualidade da água para consumo humano

Alguns parâmetros são avaliados no momento da coleta da amostra da água, para além dos físicos, químicos e biológicos:

  • Turbidez;
  • Coloração aparente;
  • Presença de microrganismos;
  • Taxa de cloro aplicado à água;
  • Ph – potencial hidrogênico.

Como a qualidade da água é monitorada?

A qualidade dos recursos hídricos é monitorada através de diversas práticas que prezam pelo acompanhamento das mais diversas características da água, do seu sistema de tratamento e da sua distribuição.

Através desse monitoramento, é possível avaliar, para além das suas características, a qualidade da água, que é determinada, conforme dissemos, por diversos parâmetros que medem se há e qual o nível de contaminantes que a água apresenta.

Para que seja realizada a medição da qualidade dos recursos hídricos que chega às nossas casas, é necessário fazer um monitoramento constante através da coleta de amostras de diversos pontos da cidade.

Isso permite compreender em quais pontos a atenção à manutenção deve ser redobrada, sobretudo.

Quem monitora?

Quem faz o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos no Brasil é a ANA – Agência Nacional das Águas.

Através de parâmetros lançados pela ANA, o monitoramento da água é realizado através das agências sanitárias locais, que coletam amostras, conforme tratamos, e, posteriormente, são analisadas a partir dos critérios lançados pela Agência.

É por meio do monitoramento feito pela ANA que é possível fazer uma gestão da qualidade de forma eficiente. Assim, concessões e outorgas de direito do uso do recurso hídrico são realizadas.

Purificador Consul CPB34AF

Conclusão

O monitoramento da qualidade dos recursos hídricos distribuídos pelas empresas de saneamento é essencial para que a população tenha acesso à água de qualidade e segura para seu consumo.

Em nossas casas é possível também contar com outros recursos para que possamos manter a água adequadamente limpa, a despeito da tubulação de nossa residência, com os purificadores de água.

banner blog

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário