Variedades

Saiba como limpar o purificador de água em 5 passos

como-limpar-purificador-de-agua
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por Gabriel Carrasco

Se você tem um equipamento como este em casa, certamente já se perguntou qual a forma ideal de como limpar o purificador de água

Dentre os usuários de purificadores de água, certamente uma das principais dúvidas que surgem tangem à forma de limpar o equipamento.

Sem a limpeza adequada, o purificador pode ser contaminado por microrganismos causadores de doenças graves.

Cólera, diarreia, hepatite A e até mesmo leptospirose estão entre as doenças que podem ser causadas por água inadequada para o consumo humano.

Por isso, é essencial que você tenha uma rotina de limpeza dos equipamentos que tratam a água em sua casa.

Isso inclui o equipamento, a torneira, a parte externa do purificador de água e, até mesmo, a sua parte interna.

Veja, agora, quais são os principais pontos que devem chamar a sua atenção quando o assunto é como limpar o purificador de água, como limpar purificador de água Electrolux, como limpar purificador de água Colormaq, como limpar purificador de água Ibbl Immaginare e como limpar purificador de água Soft!

Por que é importante limpar o purificador de água regularmente?

A limpeza de qualquer equipamento que esteja em contato o tempo todo com a água que você bebe ou com os alimentos que você come merecem atenção especial no momento da limpeza.

Quando o assunto é o purificador de água, é importante que a limpeza seja feita de forma ainda mais atenciosa.

Cada parte do purificador merece atenção especial, sobretudo porque a água, quando acumulada em equipamentos de armazenagem pode facilitar a criação de colônias de microrganismos, bactérias e vírus.

A limpeza, quando feita de forma regular, impede a formação dessas colônias contaminantes e, mais do que isso, torna a água ainda mais gostosa para o consumo da sua família.

Higienização de purificador de água: com qual frequência deve ser feita

A frequência da limpeza de um equipamento que tem por finalidade tratar a água deve ser estabelecida de forma atenciosa em sua casa.

Além da limpeza da parte externa do purificador, também merece atenção especial o bico de fornecimento de água, bem como o dispositivo de armazenagem de água, quando presente.

Para garantir a qualidade da água, é importante que você limpe também cada uma dessas partezinhas com a devida atenção, pelo menos uma vez a cada dez dias.

O período, no entanto, depende muito do perfil de uso da sua família, mas o recomendado é que se faça, pelo menos, uma vez por semana.

purificador de água

Quais produtos usar para fazer a higienização do purificador de água

Recomenda-se que semanalmente seja feita a limpeza externa do equipamento, preferencialmente com um pano embebido em álcool 70%.

O álcool 70% elimina microrganismos, vírus e bactérias causadores de doenças.

Já as partes internas do purificador, como o bico de fornecimento de água e o dispositivo de armazenagem, quando presente, devem ser limpas com água sanitária, pelo menos uma vez a cada dez dias.

Como não estão em contato o tempo todo com as nossas mãos e com todos os seus agentes contaminantes, a limpeza interna do purificador pode ser feita com um pouco mais de tempo.

Como limpar purificador de água [Passo a passo]

Agora que você já sabe o que utilizar para fazer a limpeza do purificador de água e de quanto em quanto tempo é necessário fazê-la, fique de olho em nossas dicas sobre como limpar o purificador!

Passo 1: Parte externa

Para fazer a limpeza da parte externa do seu purificador de água tenha em mãos um pano limpo e preferencialmente daqueles descartáveis, normalmente vendidos em rolo.

Embeba o pano em álcool 70% e passe, semanalmente, pela parte externa do equipamento de purificação de água.

Passo 2: Tenha atenção especial à bandeja de suporte de copo

Como nessa parte do purificador normalmente se acumula água, é fundamental que você tenha uma atenção especial à ela.

Quando se trata de como limpar o purificador, não podemos deixar de prestar atenção a cada parte dele, incluindo a bandeja de suporte.

Para limpá-la adequadamente, coloque um pouco de água sanitária na bandeja e deixe que ela reaja por pelo menos uma hora.

Depois, retire a água, enxague e volte a instalar a bandeja.

Passo 3: Limpe o bico de fornecimento de água

O bico de fornecimento de água deve ter especial atenção, sobretudo porque ali a água que bebemos tem um contato ainda mais intenso.

Se você tem dúvidas sobre como limpar o purificador, em especial nessa região do bico de fornecimento, pegue um simples cotonete e passe na região, ou uma pequena escova para a lavagem de canudos permanentes.

Passo 4: Refil do purificador

O refil do purificador não precisa ser limpo, mas, sim, trocado.

Fique sempre de olho em todas as informações presentes no manual do seu produto para saber de quanto em quanto tempo ele necessita ser trocado.

Passo 5: Se o seu purificador armazena água, fique de olho na limpeza dele!

Nem sempre um purificador de água apresenta um dispositivo de armazenagem de água.

Caso o seu tenha, é importante que ele seja limpado adequadamente, todas as semanas.

Dessa forma, é fácil garantir água de mais qualidade para a sua família, sem qualquer tipo de contaminante.

Cuidados que você deve tomar ao limpar o purificador de água

Por mais que as nossas dicas sejam bem genéricas sobre como limpar o purificador ou sobre como fazer a higienização de purificador de água, é importante que você sempre leia o manual do produto que você adquiriu.

Isto porque somente o manual de instruções do seu produto é capaz de informar com clareza e segurança a forma correta de limpar o seu equipamento, sem fazer nada que acabe por romper com a garantia dele.

banner ibbl

Conclusão

Quando se trata de como limpar o purificador de água, muitas dúvidas podem surgir sobre os melhores procedimentos a serem adotados.

Quem tem as melhores respostas a respeito da forma ideal de fazer a limpeza é, sem dúvida, o próprio manual do seu produto.

Portanto, sempre fique de olho nas instruções fornecidas pelo fabricante e siga um cronograma semanal de limpeza do seu equipamento.

Assim você garante que o produto cumpra com suas principais funções e garante mais qualidade de vida para sua família!

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

Gabriel Carrasco

Deixe um Comentário