Variedades

O que é água mineral? Tire suas dúvidas!

o que é água mineral garrafa
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por Gabriel Carrasco

Quando nos perguntamos o que é água mineral muitos acreditam que esse é o melhor tipo de água para consumirmos. Será?

O que é água mineral, afinal? Todos os tipos de água que consumimos são iguais?

A água mineral é diferente de outros tipos de água, sobretudo por conta da sua composição.

Como cada fonte tem características únicas, cada uma delas fornece um tipo específico de água, misturando vários tipos de químicos e minérios.

Assim, quando falamos de água, assumimos que nem mesmo todo tipo de água mineral é igual, tampouco que todos os tipos de água são iguais.

O que é água mineral e qual a sua composição?

Água mineral é toda a água que tem origem em fontes naturais ou ainda de fontes artificiais. É um tipo de água que possui minérios, químicos e sais dissolvidos naturalmente e que são exclusivos de cada fonte.

A olho nu, não há qualquer diferença entre a água mineral que brota naturalmente em fontes e aquela que é extraída mecanicamente.

A água mineral extraída de forma mecânica pode ter diversos tipos de fonte, como rios, poços, riachos e até mesmo de lugares que apresentam atividade vulcânica.

É por conta dessa diversidade de fontes das quais a água mineral pode ser obtida que o perfil de minerais, gases e sais é tão variável de uma água para outra.

o que é água mineral garrafa

Diferença entre água mineral, natural, filtrada e purificada

Saber a diferença entre os tipos de água é essencial para que você possa escolher aquilo que melhor satisfaz as suas necessidades e corresponde ao seu gosto pessoal.

A água mineral é aquela que nasce ou é extraída a partir de fontes naturais que ficam na porção subterrânea da terra, que depois é tratada e envasada. Seus minérios, compostos químicos e sais são adicionados à ela naturalmente e são dissolvidos à medida que a água percorre seu caminho natural até o momento do envase.

Portanto, água mineral é toda água originária de fontes.

Mas toda água extraída de fontes é água mineral? Não.

Quando a água não é tratada e não é adicionado a ela qualquer sal, gás ou minério, é chamada de água natural. É água natural o que consumimos quando nos deparamos com uma fonte, com uma bica ou com um riacho limpo.

A água natural e a água mineral são exatamente as mesmas. A diferença é o tipo de tratamento ao qual a água é submetida.

Temos também, a água filtrada, que faz apenas um simples bloqueio das sujeiras presentes nos encanamentos.

E, por fim, a que apresenta maior benefício a nossa saúde: a água purificada, que além de bloquear e reter a sujeira dos encanamentos, passa por um refil de purificação e por isso, apresenta alguns processos diferentes das demais. 

Como por exemplo, redução do cloro, redução de impurezas e bactérias que os outras formas de água apresentadas não conseguem reter. Outra grande vantagem é que os purificadores de água podem ser elétricos, possibilitando assim, escolher a temperatura da água mais adequada para o consumo.

o que é água mineral

Vale a pena comprar água mineral?

Comprar esse tipo de água pode ser uma alternativa super cômoda e prática de matar a sede. Porém toda essa praticidade e comodidade tem um custo para o mundo.

Pois, não é sempre que as garrafinhas de água, embora sejam recicláveis, são destinadas corretamente a grupos que podem separá-las e transformá-las em novos objetos, caso esse descarte não ocorra, esse consumo gera muito lixo e é prejudicial ao meio ambiente

Assim, por mais que seja ótimo sempre poder encontrar uma garrafinha de água gelada, pronta para ser consumida, quando temos sede, esse pode não ser um bom comportamento para o mundo, de forma geral.

Portanto, embora possa valer a pena, de forma imediata, consumir água dessa forma, é importante sempre estarmos atentos ao custo-benefício dessa ação.

Por exemplo, se em um único ano, consumirmos 200 garrafinhas de água mineral, já temos o  valor suficiente para comprarmos um purificador de água, capaz de atender nossas necessidades por muito mais tempo e de forma muito melhor.

Atualmente, é possível encontrar garrafinhas de água, de 500 ml, pelo valor de R$ 1,64 em supermercados. Se a cada dia útil, de trabalho, consumirmos uma garrafinha de água, ao todo serão 251, somente em 2020.

Em um ano, além de gerarmos todo esse lixo, gastaremos R$ 411,64.

Vale uma reflexão: fazer a manutenção periódica do purificador e trocar o refil a cada seis meses (tempo médio recomendado pelos fabricantes, mas que pode saturar antes do previsto de acordo com o uso e quantidade de água consumida) é um investimento que com o passar do tempo é completamente compensado, tanto em questões financeiras e ambientais como de saúde. 

Aposte em um purificador de água

A água purificada é vantajosa em relação aos outros tipos de água porque é a que oferece a maior qualidade e benefícios.

Como o purificador recebe abastecimento direto da rede de água, sua utilização é bastante econômica.

Sua manutenção também é bastante simples e necessita apenas da troca do refil de purificação de água, o que deve ser feito, em média, a cada seis meses.

Assim, tanto o custo de aquisição quanto o custo de manutenção é bastante baixo frente à vantagem de sempre ter acesso à água de qualidade.

Embora as funções de cada purificador sejam específicas de cada modelo, atualmente a grande maioria conta com redução de até 99% de todo o cloro presente na água.

Outros também contam com eficiência bacteriológica e luz UV, o que aumenta e muito a segurança do consumo.

o que é água mineral purificador

Conclusão

Beber água é uma das melhores coisas que podemos fazer por nossa saúde.

Isso porque, nosso organismo é extremamente dependente da água para que possa funcionar corretamente.

Além disso, beber água é uma das ações positivas que podemos praticar a favor do nosso próprio corpo.

No entanto, a água que bebemos deve sempre ter suas características primordiais preservadas, sendo insípida, incolor e inodora.

Embora a água mineral, a água natural, a água filtrada e a água purificada sigam estritamente essas características, as maiores vantagens podem ser encontradas na água purificada.

Além da redução do cloro, hoje presente na maior parte dos equipamentos disponíveis no mercado, a água purificada também pode contar com a eficiência bacteriológica.

Por todas essas qualidades e benefícios, essa é a forma mais vantajosa de consumirmos água com praticidade e segurança!

Na H2O você encontra os melhores purificadores de água e diversos refis. Acesse agora nosso site e encontre o produto que melhor se adapta a sua necessidade.

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

Gabriel Carrasco

Deixe um Comentário