Variedades

Afinal, consumir água da torneira faz mal?

agua da torneira faz mal
Escrito por Contato H2O

Se você tem dúvidas sobre se a água da torneira faz mal, é sua hora de ficar de olho na qualidade da bebida que está aí em seu copo!

São muitas as pessoas que têm dúvidas sobre a qualidade da água que encontramos na torneira.

Hoje é dia de saber se ferver água da torneira para beber a torna melhor para o consumo, se tomar água de torneira elétrica faz mal, se beber água com cloro faz mal e muitas outras respostas para dúvidas tão comuns sobre essa bebida fundamental para a nossa vida.

Veja mais, agora mesmo!

O que tem na água da torneira?

agua da torneira problemas

A água da torneira, no Brasil, pode ser considerada apropriada para consumo em diversas cidades, por conta dos investimentos realizados em tratamento de água.

No entanto, apesar dos investimentos realizados no tratamento da água em si, é necessário ressaltar alguns pontos importantes que podem te fazer refletir sobre o ato de beber água diretamente da torneira:

  • A tubulação que percorre a cidade pode nem sempre ter a manutenção devida;
  • O sistema hidráulico da sua casa pode estar danificado ou há muito tempo sem substituição.

Levando em conta apenas esses dois fatores, podemos compreender que, apesar de ser tratada, a água da torneira faz mal por facilmente se contaminar no percorrer da estação de tratamento até à sua torneira.

Afinal, tomar água de torneira faz mal?

Sim e não.

A água da torneira, em si, sofre tratamento na estação da sua cidade ou da sua região, o que a torna sim apropriada para o consumo humano.

No entanto, por conta do percurso que a água corre até chegar à sua torneira, pode sim haver contaminação com diversas substâncias nocivas à saúde, assim, a água da torneira faz mal.

Conheça quais são as principais delas a seguir.

As substâncias na água que fazem mal a saúde

Da estação de tratamento da sua cidade ou região até a sua torneira, a água pode sofrer contaminação com uma série de substâncias, tais como:

  • Flúor: Banido em diversos países europeus, o flúor causa ainda bastante polêmica em relação ao seu consumo. No Brasil, é encontrado em grandes quantidades na água da torneira;
  • Vírus e bactérias: Muito comuns, são encontrados em encanamentos e sistêmicas hidráulicos e são capazes de criar doenças graves à saúde humana e animal;
  • Cloro: É adicionado à água para tratá-la, mas pode ser bastante danoso à saúde humana;
  • Metais pesados: Arsênico, chumbo, mercúrio e alumínio podem estar presentes também na água e cada uma dessas substâncias pode causar problemas específicos de saúde, embora os mais comuns sejam o câncer, problemas no fígado e no sistema nervoso central.

Quais tipos de doença o consumo de água da torneira pode causar

A água da torneira faz mal e pode causar problemas de saúde como esquistossomose, hepatite A, cólera, gastroenterites e, ainda, leptospirose.

Por conta disso, é essencial fazer o devido tratamento doméstico da água recebida através da torneira.

Os sintomas mais comuns dessas complicações de saúde são dores abdominais, febre, diarreia, vômitos e, ainda, perda do apetite.

Assim, caso você sinta esses sintomas de forma recorrente, pode ser importante verificar as condições da água consumida em sua casa e, sobretudo, garantir um sistema de purificação de água em sua casa, que elimina dela as micropartículas causadoras de doença e, ainda, pode eliminar também todo o cloro utilizado nas estações de tratamento.

Como tratar a água da torneira para beber?

//blog.h2opurificadores.com.br/doenca-causada-por-bacteria/

Uma das formas mais simples de tratar a água da torneira e torná-la apta ao consumo humano e animal, é fazer a instalação de um equipamento purificador de água.

Este tipo de equipamento permite que a água seja tratada em sua casa de forma muito simples, bastando que o aparelho seja instalado próximo a uma saída de água, em sua cozinha.

Nele, a água passa por um refil purificador, capaz de eliminar micropartículas presentes na água, bem como de eliminar também o cloro da água.

Cozinhar com água da torneira também é prejudicial à saúde?

A água para cozinhar alimentos também deve ser purificada, sobretudo por conta dos metais pesados e outros elementos químicos que possam ficar em suspensão na bebida. Assim, a água da torneira faz mal.

Como o refil purificador é capaz de reter as micropartículas presentes na água, a água para o cozimento de pratos e refeições também se torna mais segura para o consumo, deixando de contaminar o alimento da sua família.

Como fazer comida com água da torneira?

Caso você não disponha de um purificador de água em sua casa, é possível fazer o cozimento dos alimentos com água da torneira devidamente fervida e resfriada, para então ser utilizada nos preparos.

Dessa maneira, conseguimos eliminar boa parte do cloro, do flúor e dos microrganismos responsáveis pela contaminação da bebida e consequente malefícios à saúde.

Qual a melhor forma de consumir água?

agua potável e caracteristicas

Sem dúvida, a melhor forma de consumir a água é através da instalação de um equipamento de purificação.

Através de um purificador de água é possível contar com uma bebida mais saudável, livre de metais pesados, micropartículas contaminantes, com a redução de cloro e, ainda, contar com água sempre fresca ou na temperatura que você preferir, visto que são muitas as opções do mercado que também contam com água gelada.

A água purificada permite que você possa levar mais saúde para a sua família e para você, através da água que é indispensável para a qualidade de vida.

Principais dúvidas sobre se a água da torneira faz mal

Veja, a seguir, quais são as principais dúvidas que podem ser comuns às pessoas que ainda não contam com um equipamento de purificação de água em casa e saiba se a água da torneira faz mal!

Ferver água da torneira para beber é tão segura quanto água filtrada?

A água, quando fervida, tem microrganismos e cloro retirados de forma eficaz.

No entanto, os metais pesados, como chumbo, arsênico e outros que já mencionamos só podem ser retirados através da purificação de água.

Qual a diferença de água filtrada e água mineral?

A água mineral é oriunda de uma fonte de água, que passa por um tratamento que a torna totalmente apta para o consumo.

Já a água filtrada é aquela que passa, necessariamente, por um filtro ou refil purificador, de onde são retirados microrganismos e micropartículas com alto poder contaminante da água.

Tomar água de torneira elétrica faz mal?

A torneira elétrica tem por objetivo o aquecimento da água, tornando-a ideal para limpar louças engorduradas, por exemplo.

No entanto, a torneira elétrica não tem, necessariamente, o poder de purificar ou filtrar a água, tornando-a exatamente igual àquela que consumimos diretamente da torneira.

Beber água com cloro faz mal?

As estações de tratamento adicionam cloro à água para torná-la mais apropriada para o consumo humano e animal.

Quando adicionado à água, o cloro serve para desinfectá-la, eliminando bactérias nocivas à nossa saúde da bebida.

No entanto, para além dessa função essencial, o cloro pode trazer alguns danos para a nossa saúde, tais como:

  • Problemas respiratórios;
  • Mau funcionamento do intestino;
  • Dificuldade do corpo em normalizar os hormônios da tireoide;
  • Queimaduras na região da boca e das mucosas;
  • Enjoos e dificuldade em relação à indigestão.

Água quente da torneira faz mal?

Beber água quente pode não fazer mal – tanto que a bebemos em forma de chá, por exemplo -, mas não é, necessariamente, agradável.

Para ser mais apropriada para o consumo – e gostosa de se beber – ferva a água e a deixe esfriar naturalmente, ou mesmo em uma geladeira, armazenada em uma vasilha limpa.

Dessa água serão eliminados o cloro e microrganismos responsáveis pelo comprometimento da nossa saúde, mas não serão retirados dela os metais pesados com alto poder de contaminação.

banner blog

Conclusão

Conforme vimos, a água da torneira faz mal quando não é tratada de forma adequada, seja nas estações de tratamento, seja na passagem entre as tubulações da cidade até às nossas torneiras.

No entanto, é possível, com o purificador de água, tornar a água totalmente apropriada para o consumo humano e animal, bastando conectá-lo à uma torneira.

Aproveite para viver o melhor da sua saúde, sem precisar contar com a água da torneira!

Melhores filtros de torneira

Sobre o autor

Contato H2O

Deixe um Comentário