Refis para Purificadores

Carvão ativado: o que é, para que serve e por que estão falando tanto dele?

Carvão ativado
gabriel.carrasco@npbrasil.com'
Escrito por H2O Purificadores

O carvão ativado presente nos refis de purificadores de água é resultante da queima do coco babaçu, formando um pó super poroso e absorvente. Veja esse e outros benefícios do famoso carvão ativado agora 

O carvão ativado tem uma série de benefícios por conta da sua composição extremamente absorvente.

Em ambientes hospitalares ele se tornou famoso ao ser usado para a desintoxicação de pessoas e até mesmo de animais.

Por sua capacidade de absorver produtos químicos ou venenos, altas doses de carvão ativado são aplicadas diretamente no estômago, por meio de sonda, de quem está intoxicado.

Como o carvão ativado não é absorvido pelo corpo humano, momentos depois pode ser aspirado, carregando consigo toda a substância tóxica e nociva à saúde.

Entre outros benefícios, a substância pode ser aliada importante de outras necessidades básicas.

Podemos utilizá-la para limpar a água, em cremes faciais com a função de desintoxicar a pele e até mesmo em pequenas pastilhas, a fim de desintoxicar o corpo todo!

Quer saber mais sobre ele e sobre seus benefícios? Confira tudo em nosso guia!

Afinal, o que é carvão ativado?

Carvão ativado purificador

O refil de carvão ativado utilizado em purificadores funciona como uma espécie de esponja e retém as impurezas que possam estar presentes na água.

Como ele é formado por pequenas partículas de carbono, acaba se tornando muito poroso, se transformando em uma espécie de filtro para a água que chega da torneira antes de ir para nosso purificador.

Quando é utilizado em hospitais, como vimos, é justamente essa porosidade o que permite que a substância seja capaz de “sugar” impurezas do nosso corpo sem que o carvão em si seja absorvido.

É também graças a essa característica única que ele caiu no gosto popular. A água purificada através do filtro de carvão ativado é sempre muito mais clara, sem cheiro e sem odor.

Isso acontece porque por ser composto por partículas muito pequenas e por se expandir em contato com o oxigênio presente na água, o carvão consegue reter o cloro adicionado à água nas estações de tratamento.

No entanto, embora seja bem parecido com o carvão que conhecemos e que é utilizado frequentemente na churrasqueira, eles não são a mesma coisa.

O carvão ativado é um pó fino, resultante da queima do coco babaçu, que é quebrado em pedaços muito pequenos.

Assim, por ser extraído de um fruto de uma espécie de palmeira, tem por característica se transformar rapidamente em um pó fino quando queimada, o carvão ativado se diferencia e muito do carvão vegetal utilizado na churrasqueira.

O carvão vegetal nunca chega a esse pó fino, uma vez que é resultante da queima de grandes pedaços de madeira.

Assim, vale sempre frisar: os efeitos benéficos do uso dessa substância são específicos e não serão encontrados no consumo de outros tipos de carvão.

Carvão na água para tirar as impurezas

Carvão ativado filtro

Em filtros de água, o carvão ativado é um ótimo aliado para retirar o cloro que é adicionado à água em estações de tratamento a fim de torná-la própria para o consumo humano.

Já que beber água com cloro pode ser bastante desagradável, principalmente porque ele altera suas características essenciais.

Por causa da sua densidade, quando o carbono entra em contato com a água, “abre” por causa do oxigênio presente no líquido.

Assim, ele “chupa” para si uma grande quantidade de cloro, que é retirado da água que iremos consumir.

Hoje é possível encontrar filtros de carvão ativado para purificação de água, de forma simples e fácil.

Basta seguir corretamente as instruções de instalação para ter água sempre livre de cloro.

O que você precisa saber na hora de escolher o melhor purificador de água?

Carvão ativado limpeza

Os purificadores de água, quando contam com o refil de carvão ativado, contam com a redução do cloro livre presente na água.

Com um purificador contando com esse insumo, temos uma água cristalina e livre de odores.

Outro fator decisivo para a compra de um purificador para a sua casa é a retenção de partículas, que é medida por classes que vão de A até a Classe F.

Dessas classes, a Classe A é aquela que melhor retém as impurezas da água.

Os purificadores, atualmente, também são dotados de algumas outras tecnologias empregadas para melhorar a qualidade da água.

Outra tecnologia em que vale a pena investir é a de eficiência bacteriológica.

Os purificadores com essa especificação são capazes de reduzir de forma muito grande a quantidade de bactérias na água.

Isso, por sua vez, torna a bebida muito mais saudável para todos de nossa família.

O melhor purificador, portanto, é aquele que mais vantagens oferece e tem melhor custo benefício de acordo com a sua realidade.

Por quê tanta gente está falando de carvão ativado?

O carvão ativado caiu no gosto popular quando as pessoas descobriram seu potencial desintoxicante.

Logo começaram a aparecer em sabonetes detox, em cremes faciais para melhorar a textura da pele através da esfoliação, em cremes dentais e é claro, em refis de purificadores de água para reter o cloro presente na água e melhorar sua qualidade.

Com isso e com tantos benefícios, garantir o carvão ativado na necessaire e na hora de se hidratar, passou a fazer parte da vida de muitas pessoas.

Outros usos

Carvão ativado paste de dente

São muitos benefícios ligados ao carvão ativado.

Os mais comuns, como esses que citamos, voltados aos processos de desintoxicação, já são de amplo conhecimento.

Mas você sabia que a substância pode também nos ajudar em funções estéticas?

Através dele, você pode:

  • Deixar a sua pele mais bonita: O carvão ativado reduz a oleosidade e ainda contribui com a diminuição de cravos e espinhas;
  • Ajuda a emagrecer: Como possui características que “coletam” metais pesados e outras substâncias, contribui com a redução de gases intestinais, proporcionando desinchaço abdominal;
  • Dá mais brilho ao cabelo: Controla a produção de sebo, tornando o cabelo mais brilhante, sedoso e, sobretudo, mais saudável.

Carvão ativado na pasta dente?!

O carvão ativado pode ser utilizado na pasta de dentes como um clareador.

No entanto, a opinião é divergente entre especialistas, que alertam para o desgaste que as substâncias abrasivas causam nos dentes.

Assim, antes de saber se é possível ou não utilizar, consulte sempre seu dentista de confiança.

Conclusão

Em um refil de purificação de água o carvão ativado é responsável por reter partículas e fazer a redução de cloro, além de nos fornecer água com maior qualidade, sem cheiro, cristalina e sem gosto.

O carvão ativado também pode ser utilizado em uma grande variedade de produtos cosméticos e até mesmo na pasta de dente.

A H2O Purificadores conta com muitas opções de purificadores de água com carvão ativado para que você possa escolher. 

Garanta já mais saúde e qualidade de vida para a sua família comprando um refil de carvão ativado para seu purificador de água!

 

Sobre o autor

gabriel.carrasco@npbrasil.com'

H2O Purificadores

Deixe um Comentário

7 + 8 =