O elemento filtrante é essencial para que possamos eliminar da água qualquer tipo de microrganismo responsável por sua contaminação
O elemento filtrante nada mais é do que o nome técnico que damos ao refil do nosso purificador. É o item que os purificadores utilizam para retirar da água qualquer tipo de partícula ou microrganismo.
É através dele que temos maior segurança na hora de manter a hidratação em dia!
Elemento filtrante, por que nunca ouvi falar nele?
É possível que você já tenha, sim, ouvido falar de elemento filtrante, apenas com outro nome. Mas saiba que nada mais é do que o dispositivo que torna a água mais apropriada ao consumo humano.
Assim, se você conhecer por vela, refil, e qualquer outro nome associado é, o que chamamos aqui nesse texto pelo nome técnico: elemento filtrante.
Vela, refil, e outros nomes comerciais
Você já deve ter escutado que o seu filtro de água tem uma vela de purificação ou mesmo que o seu purificador deve ter periodicamente o refil trocado para ser seguro.
Seja lá o nome que receba, o elemento filtrante é essencial para que o dispositivo purificador de água cumpra com o seu objetivo, que é o de melhorar a qualidade da água.
É o refil que faz a retenção de partículas impuras, reduz o cloro da água, proporcionando uma água mais cristalina. Além disso, alguns refis ainda contam com eficiência bacteriológica, uma tecnologia capaz de melhorar ainda mais a qualidade da água.
Assim, quando utilizamos um elemento filtrante ou refil tornamos o hábito de tomar água muito mais saudável e seguro.
Onde fica o elemento filtrante no meu purificador de água?
Na maior parte dos purificadores, o elemento filtrante é também chamado de refil, é um objeto cilíndrico localizado em uma parte específica do equipamento.
Os aparelhos mais modernos, inclusive, contam até mesmo com um mecanismo que é capaz de remover o refil rapidamente, a partir de um movimento de girar para soltá-lo do aparelho.
Com isso, os fabricantes facilitam o processo de troca do refil, o que deve ser feito, em média, a cada seis meses ou a cada três mil litros de água purificada.
Estar atento, portanto, ao tempo de validade e de uso de cada refil é essencial para que o seu poder de retenção de micropartículas funcione corretamente.
Sem o elemento filtrante no prazo de validade, não é possível assegurar a eficiência do equipamento.
Como faço para trocar o refil do meu purificador de água?
A troca do refil do seu purificador de água deve obedecer as orientações contidas no manual do produto.
Veja como fazer a troca no vídeo abaixo:
Cada fabricante projeta o equipamento para ter todas as suas funcionalidades preservadas com a manutenção correta, é essencial seguir as suas orientações.
De forma geral, a maior parte dos fabricantes de purificadores determinam que a substituição do refil purificador deve ser feita a cada seis meses, ou, ainda, a cada três mil litros de água, podendo saturar antes do tempo previsto.
Grande parte dos purificadores de água de uso doméstico, possui um sistema de troca de refil mais fácil e rápido, o sistema de “troca fácil”.
Com ele, basta girar o refil para que ele se solte do equipamento, tornando a sua substituição muito mais rápida. Você mesmo pode fazer sem ter necessidade de chamar um técnico especializado.
Conclusão
Conforme vimos, o elemento filtrante, comercialmente chamado de refil, é essencial em filtros e purificadores de água.
Eles são responsáveis por tornar a água boa e adequada para consumo, eliminando qualquer resíduo que possa causar dano à nossa saúde.
Veja alguns cuidados necessários para manter a eficácia do refil:
Primeiro, é fundamental sempre seguir as instruções do fabricante para a instalação do equipamento.
Depois é claro fazer sempre e periodicamente a manutenção adequada do equipamento.
Clique aqui e veja os refis em promoção na H2O e aproveite para manter a manutenção do seu purificador em dia!